JORNAIS X RELIGIÕES

(Autor: Antonio Brás Constante)

Jornais e religiões, tão diferentes e distantes, mas ao mesmo tempo tão próximos e similares. De um lado temos os jornais, que visam difundir a verdade através de seus veículos de comunicação. Mostram o mundo como realmente o mundo é (pelo menos é o que se espera deles). Estão sempre em busca de notícias, de furos de reportagem, tentando desvendar cada novo mistério que aparece, transformando-o em notícia. Rodam o mundo colhendo palavras e fatos para suas matérias e capas.

Do outro lado temos as religiões, tentando divulgar a verdade através de suas crenças. Mostram o outro mundo como acreditam que o outro mundo realmente é. Estão sempre em busca de milagres, de atos de fé, procurando espalhar cada novo fenômeno religioso que aparece como um mistério a ser adorado, fortalecendo as bases de seus ensinamentos. Rodam o mundo pregando a palavra de suas religiões.

Enquanto muitas pessoas utilizam a religião para confessar suas verdades e pecados sob juramento de que nada será divulgado, outros buscam os jornais para falar de verdades e pecados ocorridos, transformando-os em fatos, esperando que eles sejam divulgados para o maior número possível de pessoas.

Nas religiões o ser humano busca conhecer a um Deus que lhe mostre o caminho, que lhe proteja das maldades do mundo, que traga conforto para suas tristezas e lhe ajude em suas necessidades. Já nos jornais as pessoas buscam conhecer o mundo que as cerca, tomando ciência das maldades que acontecem e também dos atos de nobreza. Através de suas notícias pode-se encontrar o reconforto de saber que a justiça foi feita em determinados casos, ou ficar inconformado com as injustiças que ocorreram em outros tantos, que continuam sem solução. Diretamente a informação ali contida talvez não atenda as necessidades do leitor, mas mostra caminhos, abre oportunidades, esclarece, e até diverte, com variados textos, que entre seus assuntos fazem até analogias sobre jornais e religiões. A propósito, outros textos deste autor podem ser encontrados em: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

As pessoas costumam ir aos templos de sua preferência para ouvir alguma boa nova a respeito da fé que praticam. Algo que lhes prepare e estimule para servir a divindade que adoram. As religiões possuem dogmas que devem ser cumpridos para que seus seguidores sejam considerados verdadeiros fiéis.

Os jornais vão até as pessoas levando boas novas, assuntos gerais, e até muitas notícias ruins, deixando-as preparadas como cidadãos do mundo, indivíduos que poderão servir de forma produtiva a sociedade. Esses veículos de comunicação possuem matérias que cumprem um papel social, tornando os leitores, fiéis ao seu conteúdo informativo.

Enfim, no decorrer da história às religiões têm buscado divulgar suas verdades universais através de livros que consideram sagrados, e que se mantém inalterados através dos séculos, com a premissa de salvar almas através de um caminho de luz. Em contra partida encontramos o jornalismo, que divulga os fatos mundiais através de seus cadernos (política, esportes, ciência, etc), que são renovados todos os dias, pesquisando novas verdades, cujo objetivo principal é mostrar os muitos caminhos de luz e trevas que existem, deixando para cada um a decisão de escolher por onde querem seguir.

E-mail: [email protected]

Site: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

NOTA DO AUTOR: Divulgue este texto para seus amigos. (Caso não tenha gostado do texto, divulgue-o então para seus inimigos).

NOVA NOTA DO AUTOR (agora com muito mais conteúdo na nota): Caso queira receber os textos do escritor Antonio Brás Constante via e-mail, basta enviar uma mensagem para: [email protected] pedindo para incluí-lo na lista do autor. Caso você já os receba e não queira mais recebe-los, basta enviar uma mensagem pedindo sua retirada da lista. E por último, caso você receba os textos e queira continuar recebendo, só posso lhe dizer: "Também amo você! Valeu pela preferência".

ULTIMA NOVA NOTA DO AUTOR: Agora disponho também de ORKUT, basta procurar por "Antonio Brás Constante".