Basicamente, Paintball é um esporte de combate onde equipes diferentes competem entre si, utilizando armas com munição de tinta para atingir o adversário. Existem diversas categorias de Paintball, mas a mais popular é uma em que os adversários devem apanhar a bandeira do outro grupo, antes que sua equipe seja eliminada por inteiro.

Poucas pessoas no Brasil jogaram Paintball ou se quer sabem como surgiu o esporte. O começo se deu quando, quando em 1960, a guarda-florestal americana encomendou em uma empresa chama "Nelson Paint Company", uma espécie de arma que pudesse acertar alvos com tinta a longas distâncias. Os criadores de gado também se interessaram por essas pistolas e logo surgiu um pequeno mercado para a Nelson.

Aos poucos, as bolinhas coloridas foram chamando a atenção. Não se sabe ao certo quem começou, mas as pessoas passaram a simplesmente atirar umas nas outras por diversão. Demorou algum tempo para que o formato do jogo fosse decidido e definido, sendo similar a brincadeira infantil pegue em bandeira. Por volta de 1981, quando finalmente começou a ser jogado com o equipamento correto e regras, o sucesso foi instantâneo e logo a idéia se espalhou pelo mundo.

Para jogar Paintball é necessário um investimento, assim como uma equipe disponível para iniciar o jogo. Caso você goste de paintball pode aproveitar para jogar online no melhor estilo single player. Existem muitos jogos online gratuitos de paintball, confira os melhores abaixo.

Super Paint Ball - Com um cenário que lembra jogos no estilo Call of Dutty, este jogo procura ser fiel a emoção de um verdadeiro paintball. Sua missão é ser rápido e acertar os oponentes antes que eles consigam a sua eliminação.

Presidential Paintball ? Engraçado, o jogo Presidential Paintball utiliza os principais personagens da última campanha presidenciável norte-americana. Com rapidez e agilidade você deverá escolher seu lado na luta entre Republicanos e Democratas.

2D Paintball ? Se você não quer atirar em ninguém, o jogo 2D Paintball pode ser mais seu estilo. No meio de um escritório tedioso, você deverá acertar com as bolinhas de tinta colorida os smiles que aparecerem pelo caminho.