Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional, sob a orientação do Prof.º Ms. Zaghetti. E.A.

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional em Educação da Faculdade de Ciências Humanas, como exigência parcial para obtenção do título de Especialista em Educação.

Este trabalho apresenta como objetivo central delinear acerca dos Jogos Espontâneos e Brincadeiras Cantadas, Autoestima e Aceitação Social da Criança no Contexto Escolar. Diante do mundo globalizado, que apresenta múltiplos desafios para o homem, a educação surge como um caminho necessário e indispensável à humanidade para a construção da paz, da liberdade e da justiça social, uma vez que não nos constituímos apenas de partes; biologicamente somos parte de um todo. O presente trabalho caracteriza-se por um Estudo Exploratório, de cunho qualitativo, estruturado a partir de um quadro teórico conceitual envolvendo aspectos relativos ao lúdico nas séries iniciais da educação infantil. Assim pretende analisar a ferramenta jogo como possibilitadora do aprendizado, uma vez que a mesma possibilita a interconexão com o mundo cotidiano e cientifico. Havemos de ter claro que ao aluno há de ser possibilitado o aprender a aprender na prática, a partir do contexto no qual se situa. O lúdico possibilita a aproximação com o colega, possibilita a mediação, ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem. A atitude lúdica de um com o outro é um viés claro de aprendizagem para alem de promover a autoestima e a afetividade.  

Valdir Pianezzer