A palavra inglesa Puzzle em português seria algo como quebra-cabeça. Quando se fala em jogos de Puzzle, estamos falando sobre jogos que necessitam de raciocínio ou estratégia para ganhá-los. Esse tipo de jogo é ótimo para quem deseja desenvolver de maneira divertida habilidades como paciência e raciocínio. Disponíveis na internet e em sua grande maioria gratuítos, eles podem ser jogados por pessoas de todas as idades.

Um jogo do tipo Puzzle que é sucesso na rede há anos, é o Plumber. O objetivo é que você posicione o encanamento disponível para que água chegue ao seu destino sem vazamentos. No inicio o game parece simples, mas como existem dezenas de fases, as dificuldades vão aumentando e o jogador se sente desafiado. Quando você começar a jogar, vai perceber o quanto é difícil parar antes de terminá-lo.

Outro jogo que costuma viciar é o Blob Wars. Como todo bom puzzle ele é leve, divertido vai fazer você quebrar a cabeça para ganhar. Com um cenário parecido com um tabuleiro de xadrez, você precisa se movimentar traçando uma estratégia para transformar todo o time inimigo em criaturas iguais a sua. Só tome cuidado, seu adversário pode ser muito rápido, fazendo com que você perca rapidinho.

Quem passou a infância no final dos anos 80 e começo dos anos 90, com certeza vai reconhecer o Simon. Ele é um joguinho em flash similar a um brinquedo chamado Genius, que fazia muito sucesso com a garotada. Ótimo para quem gosta de jogos da memória, no Simons, você precisa decorar as cores que ascendem, para então copiá-las. O jogo parece deliciosamente interminável, já que cada vez que você acerta, ele acrescenta mais uma cor na sequência que você deve reproduzir.

Pokeball Blitz é ótimo para quem é bom encontrar uma saída. Vamos explicar melhor. Com um labirinto gigantesco, o objetivo é levar a bola até a saída. Se você acha fácil, pode se preparar. Você tem apenas 90 segundos para completar sua missão. Além desses selecionados, existem mais uma porção de jogos online nesse mesmo estilo. Procure um game que se encaixa ao seu gosto e comece a jogar. Divertido, não precisa de download e ainda é grátis. Quer coisa melhor?