Mistério... São poucas as pessoas que não gostam de desvendar filmes ou livros com enredos baseados em um bom mistério. Um dos gêneros preferidos de pessoas do mundo inteiro, ele é ótimo para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e a atenção aos detalhes. Além de filmes, séries e livros, outra vertente do gênero são os famosíssimos jogos de mistérios.

Os jogos de mistérios são uma mistura entre os jogos de detetive e os jogos de cenário só que algumas pequenas mudanças. No geral este tipo de jogo começa em um ambiente muito suspeito. O jogador deve unir peças, sequencias e o que mais for necessário para conseguir escapar de um local ou descobrir alguma coisa que aconteceu lá anteriormente. A grande dificuldade deste jogo é que em sua maioria, eles não possuem orientação exata sobre o que deve fazer. O jogador deve utilizar como norte a própria intuição aliada a perspicácia para começar a solucionar o jogo e acabar com o mistério.

Existem jogos online de mistérios com diferentes temáticas, se passando em ambientes até mesmo exóticos. Um bom jogo desse gênero é o Escape da Ilha. Neste jogo você está em uma ilha deserta e restaram apenas alguns objetos. Sua alternativa de chuva pode ser um baú esquecido por ali. Junte os objetos do cenário para desvendar o mistério de como escapar dessa ilha.

No jogo Reunion você sai da ilha deserta e vai parar em um quarto quase vazio. Você está trancado e existem alguns móveis e objetos espalhados pelo ambiente. É necessário que você tenha muita astucia para desenvolver uma lógica para encontrar uma saída.

Quem gosta de mistério normalmente adora o desenho Scooby Doo. Agora também é possível encontrar ele e seu amigo Salsicha online. No jogo Scooby Doo Terror in Tikal você deve ajudar os dois a encontrar itens e saídas secretas para escapar de monstros e assombrações malvadas.

O grande barato desses jogos online é que além deles serem divertidos, é possível jogá-los sem a necessidade de nenhum download. Assim você pode solucionar vários mistérios sem ficar preocupado com o tempo que vai demorar seu download.