UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
CURSO DE PEDAGOGIA





CRISTIANE GRACILIANO
GESLAINE MELO
KARLA GISELY MACIEL DA SILVA GUEDES
MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO









JOGO PEDAGÓGICO: DOMINÓ DE PALAVRAS










GARANUNS-PE
2010
CRISTIANE GRACILIANO
GESLAINE MELO
KARLA GISELY MACIEL DA SILVA GUEDES
MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO










JOGO PEDAGÓGICO: DOMINÓ DE PALAVRAS

















GARANHUNS-PE
2010
Dominó de palavras
Cartela do Aluno
Finalidade:
Vence o jogador que primeiro bater o jogo.
Numero de participantes:
Quatro jogadores
Componentes do jogo:
28 pedras
Regras:
? Cada jogador recebe seis pedras;
? O primeiro a jogar é que tem a pedra com a palavra que tem mais silabas;
? Se não puder jogar e o monte não tiver mais pedras, deverá ceder a vez.
? Se o jogador não tiver nenhuma pedra que coincida com a pedra inicial, deverá tomar outro dominó do monte até que encontre um apropriado.
? Após a primeira partida começa quem ganhou com qualquer pedra;
? Ganha quem baixar todas as peças;
? Se ficar empate ganha quem ficar com menos pontos.

Pontos das palavras:

Palavras Pontos Total de pontos do dominó
Palhaço 25 168
Borboleta 25
Caneta 8
Panela 50
Apito 10
Carroça 30
Martelo 40

Cartela do professor
O dominó de palavras auxilia na aquisição do sistema de escrita, pois possibilita interação entre os jogadores e as palavras. Desse modo, conforme estudos realizados no manual de didático com os jogos de alfabetização é que serviram de base para a produção desse jogo, bem como o estudo realizado por Telma Leal 2005 "jogos: alternativas didáticas", que enfatiza a importância de se trabalhar com jogos para promover a aquisição do sistema de escrita em todos os níveis de alfabetização, de forma prática e lúdica.
Assim "o brincar com as palavras" possibilita um ensino interessante, construtivo, desafiador e dinâmico para a aprendizagem. Desse modo, o professor pode fazer o uso dos jogos pedagogicamente para promover uma didática alternativa para os alunos se desenvolverem em sua apropriação da aquisição do sistema de escrita, que vai muito alem do simplesmente ler e escrever. Aborda então o sentido do qual se faz o uso do sistema da escrita.
Diante do bem que os jogos promovem para os alunos como a interação, desinibição, percepção, memória, atenção, concentração e o interesse em "ganhar" é que se apresenta o jogo, pois o "ganhar" é simbólico do quanto ele pode aprender.
Objetivos:
Conhecer que as palavras são escritas em unidades menores as sílabas e que cada fonema corresponde uma letra ou dígrafos.
Perceber que se fala uma palavra e escreve fonema diferente para o som da palavra.
Compreender que a escrita representa a pauta sonora.
Compreender que as silabas variam entre combinações consoantes, vogais e semi-vogais.
O público alvo:
Alunos que estejam no nível silábico e silábico - alfabético que precisam superar as dificuldades ortográficas.
As palavras e figuras:
Palhaço carroça, borboleta, apito, caneta, martelo e panela.
Os participantes desse jogo poderão atuar interagindo uns com os outros e com os significantes das palavras.
O professor deve encaminhar o jogo da seguinte maneira:
O professor deve trabalhar as palavras do jogo, ler as palavras em voz alta, as regras do jogo e mostrar aos alunos como funciona. O jogo pode acontecer com dois até quatro participantes. Então ao iniciar os alunos escolhem quem vai começar quem estiver com a palavra que tem mais silabas ou fica a critério do dos participantes. Caso haja duvidas na hora do jogo o professor deve interferir para explicar como se joga. O docente deve orientar quanto o valor da pontuação das palavras para que as crianças entendam como vencerão terminando todas as pedras e somando o valor, assim ganha quem ficar com mais pontos e caso professora fique empate ganha quem ficar com menos pontos. Também se faz necessário que o docente explique as crianças que não pode haver trapaça o "famoso gato" e que é preciso respeitar e aceitar as regras.
As atividades que o professor pode realizar com esse tipo de jogo é:
? Expor as palavras e reconhecer até onde os alunos sabem sobre o significado e significante das mesmas;
? Trabalhar o sentido das palavras;
? Desenhar os objetos que as palavras representam;
? Produzir textos através das palavras que contem o dominó;
? Formar palavras dentro das palavras;
? Produzir rimas com as palavras;
? Compor e decompor palavras.

REFERÊNCIA
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Manual didático ? jogos de alfabetização. CEEL.UFRPE.2OO8
LEAL, T. F. ALBUQUERQUE, E. B. e RIOS. T. Jogos alternativos para brincar alfabetizando ou alfabetizar brincando. In: MORAIS, A. ALBUQUERQUE, E e LEAL, T. F. Alfabetização: apropriação do sistema da escrita alfabética. Belo Horizonte. Autêntica. 2005.

Revisado por Editor do Webartigos.com