Edson Silva

Os amigos leitores podem acompanhar crônicas sobre as Copas do Mundo de Futebol, especialmente envolvendo jogos da Seleção Brasileira, que completará a marca histórica dos 100 jogos "em casa", ou seja, na Copa de 2014, que será disputada no Brasil. Temos 97 partidas disputadas e a de número 100 será a terceira da primeira fase e como somos "donos da casa" e Deus permitindo, obviamente já está garantida a 100ª partida brasileira em Copas.

Mas (sempre tem mas), para desespero de todos os apaixonados pelo futebol, tais como do meu amigo Vanderlei, lá de Nova Veneza, Sumaré, tudo indica que nossa Seleção não será a primeira a completar o centésimo jogo das Copas. Antes que comecem achar que o Felipe Melo me fez "virar casaca" ou me xinguem dizendo que torço pra a Argentina, eu explico: é que a também poderosa Alemanha completou 99 jogos ao disputar e ganhar o terceiro lugar na Copa de 2010.

Por isso, só mesmo o milagre de os alemães não se classificarem para 2014 impedirá que eles sejam os primeiros do mundo a jogarem um centésimo jogo de Copas. Até a Copa tem tempo e cada um na sua fé, quem sabe, afinal, na Copa de 2010, o também alemão, Klose, tinha quase tudo para alcançar ( e não conseguiu) nosso aposentado Ronaldo Fenômeno, que, em 2006, chegou à marca dos 15 gols e tornou-se o maior artilheiro das Copas.

Portanto, a nossa primeira torcida brasileira é para que a Alemanha não se classifique para a Copa de 2014. E ela não participou de duas das 19 Copas realizadas até 2010. Os germânicos não estiveram na primeira Copa ocorrida em 30, no Uruguai, e nem na de 50 realizada, olha que beleza, no Brasil.

Bem meus amigos, assuntos não vão faltar. Teremos o propósito de trazer curiosidades sobre jogos de Copas, principalmente os que envolvem a nossa Seleção. Para nós brasileiros, a Copa do Mundo de 2014 começou em 2010, no dia que o Brasil foi eliminado pela Holanda, que, bem feito, perdeu o título para a "Fúria Espanhola". Aliás, a Holanda só não se tornou recordista de vice-campeonato em Copas (foram 3), porque a Alemanha foi vice quatro vezes. "Xô Alemanha", deixa o Brasil ser o primeiro a chegar aos 100 jogos em Copas.

Edson Silva é jornalista e trabalha em Sumaré

[email protected]