A cada ano aumenta a procura por um hotel em João Pessoa para se hospedar e curtir as belezas dessa cidade, que se comparada a outras capitais nordestinas, é muito pouco explorada pelos turistas.

Apesar de não ser uma cidade muito grande, João Pessoa - ou Jampa, para os mais chegados - é uma das capitais mais antigas do País e está cheia de prédios antigos. A arquitetura barroca é muito presente na cidade, e algumas construções chegam a ter mais de 400 anos, datadas do século XVII. O Centro Cultural São Francisco é um dos exemplos mais importantes do barroco na capital. O enorme complexo, que encanta por seu tamanho e riqueza de detalhes, é composto pela Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra e algumas capelas.

O Centro Histórico da capital está repleto de outros grandes representantes da arquitetura local. Na Praça João Pessoa, por exemplo, está localizado o Palácio da Redenção, onde hoje funciona a sede do governo estadual e a Faculdade de Direito da Universidade Federal Paraíba. O palácio foi construído pelos jesuítas, que foram os primeiros missionários a chegar à Paraíba, e serviu de residência por quase dois séculos. Tendo passado por diversas reformas ao longo dos anos, o palácio só perde destaque para o prédio do Tribunal de Justiça, logo ao lado, que é muito mais novo e mais imponente.

Como toda boa cidade litorânea, as praias são o principal atrativo dos turistas e onde eles passam a maior parte do tempo. As praias de Tambaú e Cabo Branco são as mais movimentadas, e por isso, são os lugares mais fáceis de encontrar hotéis em João Pessoa. Ambas tem ótima estrutura para atender os visitantes, com barracas de praia organizadas, bares, restaurantes, além do calçadão em meio aos coqueiros, que enfeitam a orla da cidade.

Caso o sossego seja a opção desejada, o turista tem duas alternativas mais próximas: ir para a praia de Bessa, ao norte de Tambaú, que tem um clima mais rústico; ou seguir ao sul pela praia de Cabo Branco, que fica cada vez mais tranquila à medida que se afasta de sua vizinha. No fim dessa praia se encontra o Farol do Cabo Branco, um monumento construído como símbolo do ponto mais oriental das Américas. O ponto exato é chamado de Ponta dos Seixas, ou Porta do Sol, e fica a cerca de 800 m ao sul do Farol. A praia, além de bonita, possui piscinas naturais que se formam na maré baixa, e para visitá-las basta perguntar a um dos donos das várias barracas do lugar.

Assim como em qualquer lugar, escolher o melhor hotel de João Pessoa pode não depender da quantidade de estrelas que ele possui na fachada, mas se ele é como e onde o turista deseja. O melhor lugar para passar as férias pode ser um hotel de luxo ou uma cabana na beira da praia, basta querer estar lá.