Sabemos que Jesus era provido de uma pedagogia singular para transmitir seus ensinamentos. Utilizava-se de parábolas para ensinar o povo, e uma dessas parábolas é a do patrão da vinha e os empregados.

“Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha. Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada. Disse-lhes ele: Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário. Eles foram. À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo. Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: Por que estais todo o dia sem fazer nada? Eles responderam: É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então: Ide vós também para minha vinha. Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros. Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário.  Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário.  Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo: Os últimos só trabalharam uma hora...  e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e do calor. O senhor, porém, observou a um deles:  Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti”. (Mt 20, 1-14)

A pedagogia de Jesus, por mais simples que fosse, conseguia abrasar o coração daqueles que o ouviam.  A parábola do patrão da vinha nos leva a refletir sobre esse patrão que se apresenta. Mas antes de tecemos comentários ou alguma reflexão acerca do tema, vejamos outra passagem:

Um dos crucificados o insultava, dizendo: ‘Não és tu o Messias? Salva ti mesmo e a nós também’! Mas o outro o repreendeu dizendo: ’Nem você teme a Deus, sofrendo a mesma condenação? Para nós é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal’. E acrescentou: ‘Jesus, lembra-te de mim, quando vieres em teu Reino’. Jesus respondeu: ‘Eu lhe garanto: hoje mesmo você estará comigo no Paraíso’”. (Lc 23, 39-42)

Jesus também é o patrão da vinha! E nesta parábola, Ele coloca o Reino dos céus como a vinha, logo, o patrão da vinha é Deus. Desta forma, Jesus que é o verbo encarnado (Jo, 1-14) e o rosto divino do homem, também é o patrão da vinha. Apenas a forma como Jesus apresentou a parábola, pode-se entender dessa forma. No entanto, Jesus gosta de provar o que fala, e nos últimos momentos de sua paixão, conseguiu este feito.

Jesus ao perdoar um dos ladrões que foi crucificado junto a sua cruz, iguala-se ao patrão da vinha, que paga o mesmo salário a todos que chama, mesmo aqueles que são chamados por ultimo. Neste caso, o salário que Jesus pagou foi a salvação. Jesus é patrão daqueles que chama, e todos nós somos chamados. Se Jesus é nosso patrão, sendo assim, ele é também o nosso SENHOR!

O patrão da vinha proporcionou aos que ele chamou um salário. Enquanto os que foram chamados estavam na vinha trabalhando, tinham segurança e estavam protegidos. Estavam sobre as ordens do patrão, e estar sobre as ordens é dizer que estavam sob seu comando. Neste sentido, Jesus nosso Senhor, está no comando de nossa vida, nos paga um salário e nos dá segurança.

Mas essa parábola pode nos levar mais adiante, não somente na questão do salário, mas a forma que o patrão chamou os trabalhadores. A priori, o patrão chamou os trabalhadores no romper do dia, posteriormente, ao meio dia e por fim, ao fim da tarde. Comparando o chamado do patrão aos trabalhadores com o chamado que Jesus nos faz, podemos entender que Ele nos chama no inicio de nossa vida (juventude), no meio (fase adulta) e no fim (velhice).

Jesus assim com o patrão, é quem nos chama. O patrão chamou por três vezes os desocupados, mas Jesus vai além, Ele te chama a vida toda. Jesus tem insistido em você a muito tempo! E saiba, ele nunca vai desistir.

Possivelmente havia mais trabalhadores desocupados naquela cidade, mas o patrão chamou os que estavam na praça, chamou aqueles que se mostraram. Jesus está chamando e você, o que esta respondendo? Jesus está te procurando e você tem se mostrado ou escondido dele?

Não sei a sua resposta, mas acredito que deveria ser: Aqui estou Senhor! É necessário se mostrar para que Jesus possa te achar. Deixe-se guiar por Jesus e o deixe ser o patrão e Senhor da sua vida. Se salário que Jesus paga é a salvação e a esta, nada mais é que a Vida Eterna. Tenha certeza, Jesus começará a lhe pagar desde o principio do seu aceite, pois a Vida Eterna constitui em estar ao lado de Jesus por toda a eternidade. E aceitando ele como seu Senhor, estará recebendo desde agora, a recompensa de sua companhia.