JESUS RESSUSCITOU ALELUIA!

Ninguém imaginava o que estava para acontecer no silêncio daquela madrugada de domingo. A cidade dormia ainda inebriada pelo fim dos festejos da Páscoa Judaica, quando um pequeno grupo de mulheres se movimentava para ir ao túmulo de Jesus. O Nazareno havia sido morto nas vésperas da Páscoa dos Judeus e tão rápido fora seu sepultamento que mal dera tempo de preparar devidamente o corpo.
As mulheres, então, iriam ao túmulo para arrumar o corpo de Jesus conforme os preceitos judaicos. Caminhavam ora em silêncio, ora falando entre si, tentando entender o que acontecera ou, até mesmo, consolar umas as outras. Ao chegar, viram a porta aberta, o túmulo vazio, os lençóis dobrados. Não viram Jesus, nem o seu corpo. Então correram para dar a notícia de que o Senhor não estava em seu túmulo.
Somente depois da chegada de João e de Pedro, depois do encontro de Maria Madalena e Jesus, e após verem o próprio Jesus no Cenáculo, foi que aqueles homens e mulheres começaram a entender o que havia acontecido: Jesus estava vivo! Ressuscitou dos mortos!
A narrativa do evangelho sobre a morte de Jesus atesta que houve grande escuridão, tremores de terra, diz ainda que o véu do Templo rasgou-se e que mortos ressuscitaram. É, pois, uma narrativa que remete ao cinematográfico, talvez em uma alusão a dor lacerante que o próprio Deus sentia naquele momento.
A ressurreição, por sua vez, aconteceu no silêncio da manhã. Sem espetáculo, sem barulho, sem espectadores. Jesus aparece a uns e a outros, silenciosamente. Não há estardalhaço, sinos ou barulho de festa. A percepção da ressurreição é silenciosa, é no interior de cada coração, é matéria de fé.
O Senhor está vivo! Este é o maior acontecimento da história. Um fato que só pode ser entendido por aqueles que têm fé e que são capazes de ver sinais de vida onde a morte insiste em existir. A ressurreição de Jesus ecoa até hoje, acontece a cada minuto onde a vida é resgatada e onde há vida em abundância.
A ressurreição de Cristo acontece no coração daqueles que têm fé no Senhor vivo do domingo de páscoa e não no Senhor morto da sexta-feira santa. O Deus do cristão é um Deus vivo! É o Deus da vida e não o Deus da morte ou do castigo. Jesus não precisava morrer para nos salvar. Apenas aconteceu assim. Mas ele precisava, sim, ressuscitar para nos fazer entender o verdadeiro sentido da vida. Sua ressurreição vem nos ensinar que acima de tudo o que possa existir, até que da morte, está o amor de Deus por cada criatura humana e que esse Deus de amor é fonte inesgotável de bondade e de vida.

JOÃO VITOR MARIANO
Uraí - Paraná