Estudaremos hoje a passagem em Mateus 8.5 a 13, esta passagem foi dada por Deus para desenvolver e fortalecer a nossa fé em Jesus Cristo.

A diferença entre ENSINAR E FALAR: Falar – eu venho aqui e falo para vocês o que está escrito na Bíblia, mas eu não tenho o compromisso de colocá-la em prática, isto é falar, fui e falei e tchau.

ENSINAR: Quem ensina é porque adquiriu conhecimento sobre o assunto e conhecimento no sentido de vivenciar, torná-la uma verdade em sua vida e ter plena convicção (projetada em sua mente e nas palavras) sobre o que está ensinando. Há comprometimento da parte daquele que ensina para com os seus alunos.

Este fato bíblico é extremamente fantástico e nos ensina muito, já que se trata de um homem que não era judeu, porém reconheceu em Jesus uma autoridade que até os seus próprios discípulos muitas vezes não conseguiam compreender, mas este Centurião era um homem acostumado a lidar com pessoas constituídas de autoridade. E uma pessoa revestida de autoridade fala com segurança e age à altura das suas palavras ele se comporta de forma diferente.  Podemos sintetizar assim, pessoas que são do meio militar pela postura e pelo falar conseguem identificar se o outro também é militar e pela sua postura dá até para saber se é um oficial ou não.

Voltando para a linha de raciocínio... pela conduta deste Centurião com certeza ele acompanhava a vida pública de Jesus e todo o mover em torno de Jesus e seus seguidores. Ele reconheceu em Jesus uma autoridade plena, jamais vista em nenhum outro homem, uma autoridade especial, a tal ponto deste Centurião, dizer ao Mestre: “Basta uma palavra sua!” Agora pense....o poder que há em uma palavra e qual ou quais os tipos de palavras que nós estamos liberando???

Como pode... uma palavra ser mais poderosa do que remédios, uma palavra que ecoa pelo ar em ondas sonoras vibrando nas partículas existentes no ar, ter tamanho poder. Mas o Centurião acostumado a receber e cumprir ordens e também acostumado a dar e saber que os seus comandados cumpririam sem questionar as suas ordens. Este mesmo homem não judeu, sabia que... se Jesus liberasse uma única palavra , esta mesma palavra não voltaria para ele vazia (Isaías 55.11).

Este Centurião conseguiu entender em sua mente, o que muitos ainda em pleno século 21 e digo para os cristãos , que ainda não compreendem o poder da Palavra de Deus... que Jesus tinha todo poder nos céus e na terra. Agora para este homem se submeter a pedir, ou melhor, rogar por um empregado, lembrando que não era parente e sim empregado.

Este Centurião conseguiu desenvolver em sua vida 3 características que todo seguidor de Cristo, cristão, deve ter:

1)      Submissão / Quebrantamento – (versículo 2 Cron 7.14 verificar – um coração (mente) quebrantado);

2)      Amor ao próximo – (Ele não foi pedir nada para ele, mas sim para o seu servo, ou seja, nem grau de parentesco possuía. Se importar com o bem estar das demais pessoas e querer compartilhar o bem estar com os demais) e

3)      PRATICAR / AÇÃO CRISTÃ (João 8.31 – PERMANECER: No sentido de ficar, praticar a Palavra de Jesus para que haja uma mudança de vida – O centurião praticou a fé na palavra liberada por JESUS “Basta uma palavra sua”). A PALAVRA liberada foi de JESUS, mas a fé praticada foi do centurião (nós devemos aprender e ser como este centurião em suas ações e na fé)

Nós só conseguiremos andar na dependência de Deus se compreendermos de fato o que é ser Cristão. Que é um estilo de vida não ditado pelo modismo, ou pelo mundo, ou pelo meu querer, ou pelos meus interesses pessoais... mas sim pelo PRATICAR A PALAVRA DE DEUS  e isto inclui obviamente o abandonar as minhas práticas erradas/pecaminosas e adotar as práticas cristãs pautadas pela Bíblia “Não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”

“Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração (mente), o Senhor não teria me ouvido.” Salmos 66.18

Se de fato você quiser seguir a Cristo saiba que ele te chama para a sua maravilhosa luz (João 8.12) e ele “JESUS” que é o caminho a verdade e a vida (Jo 8.32) quer ensinar a você a ter uma nova postura mental e dar um verdadeiro significado para a sua vida.

“Eis que estou a porta e bato, se você abrir eu entrarei e cearei com você e você comigo.” (Apoc 3.20)

Desenvolva a sua fé na Palavra de Deus todos os dias, creia que Deus pode sim lhe proteger e abençoar a você e toda a sua casa... faremos muitos outros estudos para que você possa compreender como orar de forma eficaz e o que vem a ser profetizar.

 João 14.24b “...ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.”

Visitem o blog: http://animarefortalecer.blogspot.com.br

[email protected]