JESUS CRISTO, O CAMINHO NOVO E VIVO

Todos nós já sabemos, de sobejo, dos velhos caminhos religiosos que norteiam o homem, desde que o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, sendo Caim o seu padroeiro-mor. São tantos os caminhos que é impossível enumerá-los, por isso vou mencionar apenas os três principais: A RELIGIOSIDADE, AS OBRAS e AS JUSTIÇAS HUMANAS. Estes caminhos compõem, indubitavelmente, a religião dos homens; e, quando devidamente levados ao crivo das Escrituras Sagradas, fazem-nos ver quão ineficazes são para a nossa Salvação Eterna.

Aos olhos dos incautos, todavia, os caminhos supracitados conduzem à Salvação; porém o Livro Santo diz: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." (Pv.14:12; 16:26)

Destarte, vejamos o que as Sagradas Escrituras dizem a respeito da religiosidade, das obras e das justiças humanas:

A RELIGIOSIDADE: “Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, A SUA RELIGIÃO É VÃ. A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.” (Tg.1:26,27);

AS OBRAS: “Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; NÃO VEM DAS OBRAS, para que ninguém se glorie.” (Ef.2:8,9); e

AS JUSTIÇAS HUMANAS: “Pois todos nós somos como o imundo, E TODAS AS NOSSAS JUSTIÇAS COMO TRAPO DA IMUNDÍCIA; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como o vento, nos arrebatam.” (Is.64:6)

A prova bíblica de que esses caminhos não nos dão a Salvação (mesmo adjetivando de ÍNTEGRA a RELIGIOSIDADE, de BOAS as OBRAS e de RETAS as nossas JUSTIÇAS), podemos obtê-la na história do centurião italiano Cornélio. O Livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 10:1-4 informa-nos que esse homem era piedoso, temente e de fervorosas orações a Deus (religiosidade); fazia muitas esmolas (boas obras); e as fazia ao povo (justiça). E tudo diante de Deus, consoante as palavras do anjo que lhe aparecera: “Cornélio! (…) As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.” (id.vv.3,4)

Inocultável e aprimorada religiosidade a de Cornélio! Contudo, ele não era salvo...

Assim sendo, podemos ver que o Senhor Deus se entristece sobremaneira com os inúmeros caminhos religiosos engendrados e apresentados pelo homem como meios eficazes de salvação; porque Ele, no seu Infinito Amor (Jo.3:16) já revelou-nos o CAMINHO; Ele se nos revelou como o CAMINHO: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou O CAMINHO, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo.14:6)

E Jesus Cristo não é simplesmente um caminho, ou um dos muitos caminhos. Ele é O CAMINHO, o ÚNICO porque TODO SUFICIENTE CAMINHO que nos conduz absolutamente seguros ao Pai. E somente nEle há Salvação: "E em nenhum outro há Salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." (At.4:12)

Os caminhos humanos, com suas obras fartas, não salvam, porquanto somos salvos TÃO SOMENTE PELA GRAÇA do Senhor Jesus Cristo, como ensinam-nos os Apóstolos Pedro: “Mas cremos que SOMOS SALVOS PELA GRAÇA do Senhor Jesus...” (id.15:11) e Paulo: “PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; NÃO VEM DAS OBRAS, para que ninguém se glorie.” (Ef.2:8,9).

Ninguém é salvo PELAS boas obras, mas, é-se salvo PARA as boas obras: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA BOAS OBRAS, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.” (id.2:10). Diz ainda Paulo: “Mas se é pela Graça, JÁ NÃO É PELAS OBRAS; de outra maneira, a Graça já não é Graça.” (Rm.11:6)

Então, deveras antagônico aos velhos e mortos caminhos que não salvam, o Sangue e a Carne de Jesus, ou seja, o seu Corpo, é o CAMINHO NOVO E VIVO pelo qual temos acesso ao Pai: "Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo CAMINHO que Ele nos inaugurou, CAMINHO NOVO E VIVO, através do véu, isto é, da sua carne." (Hb.10:19,20)

A Igreja Primitiva exercitava tão viva fé na verdade incontestável de ser o Senhor Jesus Cristo o Único CAMINHO, que o chamava literalmente deste epíteto: "E pediu-lhe carta para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do CAMINHO, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém." (At.9:2). "Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do CAMINHO diante da multidão, apartou-se deles e separou os discípulos, discutindo diariamente na escola de Tirano." (id.19:9). "Por esse tempo houve um não pequeno alvoroço acerca do CAMINHO." (id.v.23). "Félix, porém, que era bem informado a respeito do CAMINHO, adiou a questão, dizendo: Quando o comandante Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento da vossa causa." (id.24:22)

O Apóstolo Paulo, igualmente, chamava o Senhor Jesus de CAMINHO: "E persegui este CAMINHO até a morte, algemando e metendo em prisões tanto a homens como a mulheres." (id.22:4)

Por influxo de todo o exposto, é inconcebível alguém confundir o Senhor Jesus Cristo com quaisquer outros caminhos, produzidos e trilhados pelo homem para sua própria perdição. Aliás, Jesus se nos revela como a Porta (Jo.10:9), a Porta Estreita, e pede-nos para entrarmos por Ele e caminharmos o Caminho Apertado que é Ele mesmo, fugindo destarte de entrarmos pela porta larga e de palmilharmos o caminho espaçoso que conduz à destruição irreversível: "Entrai pela Porta Estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a Porta, e apertado o CAMINHO que conduz à Vida, e poucos são os que a encontram." (Mt.7:13,14)

Segundo as Escrituras Sagradas, a religiosidade confere à pessoa certos valores (Mt.19:18-20; Mc.10:19-20; Lc.7:1-5; 18:20,21); a religiosidade possui até indumentária bonita e distinta das demais (Mt.22:11-14; 23:5)... Mas não salva!

Ademais, as obras que os religiosos praticam, objetivando tão somente serem vistos pelos homens: “Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens...” (id.23:5), nada mais são do que a prática da iniquidade: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não PROFETIZAMOS nós em teu Nome? e em teu Nome não EXPULSAMOS DEMÔNIOS? e em teu Nome não FIZEMOS MUITOS MILAGRES? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE.” (id.7:20-23)

E esses que praticam a iniquidade, referida por Jesus, são os caminhantes da desdita, e “Ai deles! PORQUE FORAM PELO CAMINHO DE CAIM, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré.” (Jd.11)

A religiosidade de Caim (Gn.4:3) não o salvou; muito pelo contrário, tornou-o homicida pioneiro na História e imputou-lhe a triste realidade de SER DO MALIGNO: “Não sendo como Caim, QUE ERA DO MALIGNO, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.” (1Jo.3:12)

A religiosidade de Cornélio também não o salvou; muito pelo contrário, levou-o a entender (e graças a Deus que ele entendeu!) que os caminhos por ele traçados são caquéticos, ou melhor, absolutamente nulos para a Salvação Eterna. É necessário, pois, abandonar a fé errônea nesses caminhos ineficazes que produzem justiças estéreis, e alcançar, pela fé preciosa, a Verdadeira Justiça, conforme escreveu “Simão Pedro, servo e Apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na Justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.” (2Pd.1:1). E Cornélio não só entendeu, como também atendeu, pela Graça de Deus, ao apelo dessa Bendita Graça, consoante informa-nos os vv.25-48.

E como é que podemos saber se estamos no Caminho Verdadeiro ou se no falso e espaçoso caminho?

Simples: CERTEZA PLENA é a garantia. E esta certeza é-nos dada pelo Espírito Santo de Deus: “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Rm.8:16)

Então, quem não tem certeza absoluta da sua Salvação Eterna está indubitavelmente perdido nos intrincados labirintos do falso e espaçoso caminho, que produz em seus desditosos caminhantes o constante medo da morte (Hb.2:15), bem como "uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo" (id.10:27) que há de devorá-los; enquanto que quem tem certeza de Vida Eterna com Deus vive constantemente firme no Caminho Verdadeiro, visto que o mesmo conduz os seus bem-aventurados caminhantes, incólumes, aos prados exuberantes da Eternidade: "Eu sou a Porta; se alguém entrar por mim, SERÁ SALVO; entrará e sairá, e achará pastagens." (Jo.10:9); e lhes dá total segurança de Vida Eterna: "Eu lhes dou a Vida Eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um." (id.vv.28-30)

Aos caminhantes da encruzilhada obscura, anelo dizer que ainda é tempo de aceitar, pela fé, o CAMINHO NOVO E VIVO, que é Jesus Cristo, nosso ÚNICO porque TODO SUFICIENTE Salvador e Senhor. Que Deus nos abençoe. Amém!

Lázaro Justo Jacinto