JESUS CRISTO É YAHWEH

No esconso da minh'alma e no extremo da minha fé eu creio que JESUS CRISTO É YAHWEH!

Convicto e vibrante, constante e instante, com idêntica persuasão, proclamo: JESUS CRISTO É YAHWEH!

Intimorato e arrojado insto na afirmação solene de que Jesus Cristo é, verdadeiramente, YAHWEH.

Ao fazer esta solene afirmação, sei que enfrento uma multidão de religiosos negadores da Divindade de Cristo. Há séquitos insistentes em fazer esta negação; destarte, visa este artigo tão-somente provar-lhes, através das Escrituras Sagradas, e de forma incontestável, que JESUS CRISTO É YAHWEH DEUS.

Yahweh, ou Iavé, ou Javé, ou Jeová, é o Nome do Senhor Deus.

O Nome Jeová começou a aparecer no século XII d.C., mas não é o Nome que Moisés ouviu pronunciado, em Êx.6:2, quando se fez ouvir pela primeira vez a sua pronúncia.

"Falou mais Deus a Moisés, e disse-lhe: Eu sou Jeová." (= Eu sou YHWH).

O Tetragrama Sagrado - YHWH - os quatro caracteres hebraicos que formam o Nome Inefável de Deus, por serem todos consoantes, tem sido difícil a sua vocalização. Surgiu então o Nome Jeová, um hibridismo, a junção das consoantes do Tetragrama Sagrado com as vogais da palavra ADONAI, de ADON, SENHOR.

Adonai aparece inicialmente em Gn.15:2: "Então disse Abrão: Ó Senhor Deus" (= Ó Adonai Jeová).

O Velho Testamento foi escrito na língua hebraica e, quando foi traduzido para a língua grega, a tradução chamada Septuaginta adotou o grego KÚRIOS, SENHOR (com todas as letras maiúsculas), e Theós, Deus, para o Tetragrama Sagrado.

O Salmo 68:4 mostra-nos ainda o Nome YAH, ou JAH, uma forma abreviada de Yahweh. São os dois primeiros caracteres (YH) do Tetragrama Sagrado.

Consoante o acima exposto, não entendo o motivo de os opositores da Verdade negarem a Divindade de Jesus Cristo e a Divindade do Espírito Santo, uma vez que o Novo Testamento afirma que Jesus Cristo é o Senhor (At.10:36; Rm.10:9; Fl.2:11), e ao mesmo tempo informa que o Espírito Santo é Senhor (2Co.3:17).

Muitos são os textos bíblicos que provam à saciedade que Jesus Cristo é Deus. Cito apenas dois, para nossa reflexão: Um no Antigo e outro no Novo Testamento:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu Nome será: Maravilhoso Conselheiro, DEUS FORTE, Pai Eterno, Príncipe da Paz." (Is.9:6)

"Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, QUE ELE ADQUIRIU COM SEU PRÓPRIO SANGUE." (At.20:28)

Ora, se Jesus Cristo é o Senhor, se Ele é Deus, então inegavelmente Ele é Yahweh.

Vamos ler agora, com o coração aberto e a mente receptiva, portanto, destituídos de quaisquer preconceitos religiosos, o texto de 1Tm.6:13-16:

"Diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que perante Pôncio Pilatos deu o testemunho da boa confissão, exorto-te a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que possui, Ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém."

Para entendermos 1Tm.6:13-16, mister se faz a análise de outras passagens bíblicas, recorrendo, assim, à salutar e imprescindível hermenêutica.

Informam-nos as Escrituras Sagradas que ninguém viu a Deus:

"Ninguém jamais viu a Deus." (Jo.1:8)

"Ninguém jamais viu a Deus" (1Jo.4:12), repete o Apóstolo João.

E Jesus afirma: "Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que é vindo de Deus; SÓ ELE TEM VISTO O PAI." (Jo.6:46)

Moisés ouviu do Senhor: "Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver (...) Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá." (Êx.33:20,23)

O Profeta Isaías diz que ao redor de Deus "havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava." (Is.6:2)

Os serafins, ao redor de Deus, cobrem seus rostos!

Deus é Espírito (Jo.4:24), o Pai dos espíritos (Hb.12:9), e nem mesmo os seres espirituais o veem!

Isaías afirma ter visto o Senhor, o Rei, o Senhor dos exércitos (Is.6:1,5). Certamente ele o viu da mesma forma que Moisés, ou seja, sem ver o rosto do Senhor.

DESLUMBRANTE, o hino nº 96 do Cantor Cristão (Hinário das Igrejas Batistas da Convenção Batista Brasileira), diz:

"Se nos cega o sol ardente, quando visto em seu fulgor, / Quem contemplará aquele que do sol é Criador? / Patriarcas, nem profetas O chegaram a avistar, / Nem Adão chegou a vê-lo, antes mesmo de pecar."

O fato é que ninguém jamais viu a Yahweh Deus (Dt.4:12; Mt.11:27; Lc.10:22; Jo.5:37; Cl.1:15; 1Tm.1:17; 1Jo.4:20).

Informa-nos ainda as Escrituras que Jesus Cristo "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (Jo.1:1). "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós." (Jo.1:14)

Jesus Cristo, se fazendo carne e habitando entre nós, com certeza FOI VISTO por muitas e diferentes pessoas (Mt.2:11; 14:26; 17:8; Mc.5:6; 16:11; Lc.2:26,30; 4:20; 10:24; 19:4,5; 23:8; Jo.1:29; 4:29; 7:3; 8:56; 9:39; 11:32; 12:9; 12:45; 14:9; 20:29; At.1:9-11; 1Jo.1:1,2).

Mesmo após a ascensão do Senhor Jesus à glória, Ele FOI VISTO por seres humanos, destacados servos de Deus, é óbvio (At.7:55,56; 1Co.9:1; Ap.1:12).

E Jesus não somente FOI VISTO como também foi APALPADO, isto é, foi tocado com a mão (Mt.2:14,21; 14:31,36; 26:49,50,67; 27:28,29,35,59; 28:9; Mc.1:9; 5:30,31; 10:16; Lc.2:7,28; Jo.12:3; 1Jo.1:1).

Sim! Jesus Cristo FOI VISTO e APALPADO pelas pessoas, conforme registra o Apóstolo João, em sua Primeira Epístola 1:1:

"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que VIMOS COM OS NOSSOS OLHOS, o que contemplamos e AS NOSSAS MÃOS APALPARAM, a respeito do Verbo da vida."

E o que Jesus Cristo mais desejou, quando habitou entre nós, não foi somente de ter sido visto, mas sobretudo que os homens nEle cressem (Jo.6:36), porque muitos homens piedosos que viveram antes dEle desejaram vê-lo e ouvi-lo, e não puderam (Lc.10:24); e nós, hoje, não o vemos, mas nEle cremos, e o amamos (1Pd.1:8).

Mas o Apóstolo Paulo diz, em 1Tm.6:13-16 (texto em análise), que "nosso Senhor Jesus Cristo (...), A QUEM NENHUM DOS HOMENS TEM VISTO NEM PODE VER."

Diante de todo o exposto, eis a minha inarredável conclusão: Jesus Cristo, em Carne Padecente, quando habitou entre nós, foi visto e apalpado pelos mortais pecadores, aqui sobejamente demonstrados. E, em seu Corpo Glorificado, após a sua ascensão ao Trono da Glória, Ele ainda foi visto, em momentos especialíssimos, pelo Diácono Estevão e pelos Apóstolos Paulo e João.

Porém, como Deus Invisível (Cl.1:15), "nenhum dos homens tem visto nem pode ver." E, se ninguém jamais viu a Yahweh Deus, e nenhum dos homens tem visto nem pode ver a Jesus Cristo, então Ele é, na verdade, YAHWEH DEUS!

Lázaro Justo Jacinto