É um pequeno e velho audágio, mas que serve para caracterizar e lapidar Jacques Arlindo dos Santos, presidente da Associação Chá de Caxinde, desde a sua fundação, e deputado à Assembleia Nacional. Jacques, para além de ser o sócio número um, foi o mentor e padrinho da Chá de Caxinde.
À cada ano, as suas tarefas aumentam, na sua óptica. Graças às actividades desenvolvidas ao longos destes anos, pode-se afirmar que a Chá de Caxinde ganhou respeito e confiança da sociedade angola e, não só.
Conhecido pelas suas múltiplas vertentes, este homem, acumula as funções de Administrador da editora e livrária, bem como do grupo carnavalesco Unidos do Caxinde, fazendo dele uma pessoa quase omnipresente na associação. Fora dela é também presidente da Associação dos Editores e Livreiros de Angola, além de membro da União dos Escitores Angolanos. Como escritor, publicou Casseca -cenas da vida em Calulo, Chove na Grande Quitanda, ABC do BO, Erta Nhyari e por último Kasacas e Cardeias.
A Chá de Caxinde é a primeira associação do género no país após a independência, criada a 28 de Janeiro de 1989, sendo os seus estatutos aprovados através do Decreto Executivo número 21/90, tem como objectivos preservar e resgatar os valores culturais angolanos, entre outros.