Todo mundo quer garantir uma vida tranqüila, onde se possa garantir um salário bom por mês, com alguns benefícios como plano de saúde, vale alimentação, vale transporte... E conseguir viver uma tranquila até a aposentadoria. Se você não é uma dessas pessoas, vai se dar muito bem sendo proprietária de uma loja de roupas!

Para começar, é preciso esclarecer que abrir a sua própria empresa pode ser algo bastante trabalhoso e se você está fugindo de trabalho, nem tente! O começo é sempre o mais difícil, e são muitas questões a se resolver, situações para se passar, experiências a adquirir... Você precisa mesmo estar pronto para isso. Se esse é o seu objetivo, o comércio é um dos melhores para se conseguir experiência. Apesar de muito competitivo, vale bem a pena, principalmente no ramo feminino. O ramo masculino também tem crescido bastante nos últimos anos, e pode ser até uma área a se investir por não ter muita concorrência.

Mas, já que vamos falar de lojas de roupas, precisamos estabelecer qual vai ser a sua atividade! Você tem como opção comprar roupas de outros revendedores e marcas, para então revender, com preço remarcado, na sua loja. Essa opção pode deixar as peças um pouco mais caras, mas te poupa de todo o trabalho de produção. Outra opção que você tem é produzir de forma própria, contratando costureiras (ou você mesmo fazendo a costura) e fazendo peças originais para suas clientes. Vale à pena se você quiser ter um diferencial na sua empresa, e dá um retorno muito bom se você tiver feeling para roupas.

Existem algumas lojas que se especializam em fazer roupas de um determinado tecido, como são os casos das lojas de produtos artesanais e tricô. Essas lojas produzem todas as suas peças, cortando e modelando cada uma delas artesanalmente. Nesse caso, fica por responsabilidade do próprio dono o controle da produção das peças, além do acompanhamento do estoque.

As lojas que produzem costumam procurar seus tecidos em malharias, que além de oferecem uma grande variedade de tecidos, cores e estampas, mas cada malharia trabalha com uma quantidade limitada de variações. As compras costumam ter um mínimo de metragem ou peso. É muito importante ter um profissional da área para fazer o corte, aproveitando ao máximo o tecido, que não costuma ser caro. Em algumas malharias você pode criar a sua própria estampa ou então solicitar que eles criem uma estampa e pedir exclusividade por ela.

E ai, se animou para abrir a sua loja?