Isso que é Mudança

Adeus biblioteca antiga: adeus livro antigo

           

 

Antoniel Costa Alves

            ALVES, A. C.

                                                                                                     

 

            Quem ainda não ouviu falar em e-book? Livro eletrônico ou e-book está cada vez mais conquistando o cenário mundial. O seu grande crescimento é devido a vários motivos, tais como: a maioria destes livros são gratuitos ou possuem um preço muito barato, tomam um pequeno espaço no HD do seu computador que é muito diferente de uma enorme estante em seu quarto ou sala e além disso é uma excelente estratégia para diminuir significativamente o consumo de papel no mundo.

            Com os e-books podemos levar a biblioteca par onde quisermos. Cotidianamente chega algum conhecido nosso e pede para emprestar um determinado livro e muitas vezes esse acaba emprestando a outra pessoa e consequentemente este livro pode ser perdido ou danificado. Isso não acontece com os livros eletrônicos, pois, podemos simplesmente fazer uma cópia e dar ao amigo.

            Os dias das bibliotecas tradicionais estão contados e os dias das bibliotecas virtuais só estão começando. E digo mais, não vai ser somente as bibliotecas tradicionais que vão perder seu espaço – as cartas passaram a serem e-mails, jogos para jogos online, ensino tradicional para ensino a distância, e assim sucessivamente – essa é a realidade hoje. Sou ousado em dizer que no futuro tudo passará pela internet e se explicará pela internet e não mais pelo econômico.