Dentro de uma implantação da ISO 9001 existe um requisito chamado Política da Qualidade. Sem quebrar a cabeça com números de requisitos, vamos focar no conteúdo. A política deve ser personalizada para a empresa (ou seja, não deve ser genérica ou copiada de outra empresa) e deve também ter um compromisso com a melhoria contínua da Qualidade.

Abrindo um espaço para outras Normas, quando falamos em ISO 14001 (meio ambiente) ou OHSAS 18001 (Saúde e Segurança do Trabalho), a política voltada ao meio ambiente deve ter um compromisso com a melhoria contínua da poluição (diminuir a poluição) e a politica voltada a segurança deve ter o compromisso para a diminuição dos acidentes do trabalho e melhoria da saúde dos funcionários.

Então fica claro agora que dependendo de qual Norma estamos falando, a melhoria contínua voltada ao escopo (escopo = a que se aplica a Norma). Como se faz para elaborar a política da qualidade? Normalmente, na prática, a consultoria fornece alguns modelos e a Diretoria escolhe ou algumas são colocadas em votação pelos funcionários, ou até mesmo o Presidente da empresa é quem a elabora.

Como um auditor faz para cerificar se ela é cumprida? Ele testa o conhecimento e a compreensão por alguns funcionários e audita indicadores e práticas da Direção para verificar se o que foi escrito realmente está se cumprindo.
Mas o que me leva a escrever este artigo não são os requisitos, mas sim o teor da palavra POLITICA que muitos funcionários não conseguem compreender, embora decorem o texto da política direitinho.
Política, na visão de alguns funcionários, está mais ligada com "politicagem" que é confundida com as ações de negociação entre departamentos e entre chefias.
Na verdade, a intenção da "política" é a de direcionar as práticas da empresa para atingir patamares da qualidade cada vez maiores. Ou seja, vamos supor que um funcionário treinado na política do"meio ambiente", por exemplo, receba a ordem de descartar determinados produtos de forma irregular. A política, nesse caso, estaria acima de qualquer ordem pois descumpriria um termo assinado pela própria direção da empresa, e o funcionário poderia se recusar a fazer tal prática.
Assim também vale como exemplos as políticas para a qualidade, para a segurança, para a responsabilidade social, para a segurança alimentar, e outras mais. Política norteia ações, é o ponto máximo de uma empresa com relação as práticas da qualidade, do meio ambiente e assim por diante.
Não deveria ser tratada como uma simples frase decorativa, estampada em quadros espalhados por toda a fábrica, mas estar estampada nas ações que os funcionários fazem e com isso refletindo na melhor imagem da qualidade de uma empresa, não somente num belo discurso feito por um membro da Diretoria, mas um fato declarado pelos próprios clientes daquela mesma empresa.
De agora em diante leia a Politica da Qualidade de sua empresa e lembre se as práticas estão de acordo com o texto escrito.

Sucesso a todos!