Isabel dos Santos é a mulher mais rica de África, e também a mais jovem milionária do continente. Filha de José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, e de Tatiana Kokanova, a estudante e campeã de xadrez que o pai conheceu enquanto estudava na União Soviética, Isabel nasceu em Baku, capital do Azerbaijão, em 1973. A fortuna de Isabel dos Santos foi avaliada pela revista especializada Forbes em cerca de 3 mil milhões de euros. E embora a própria Forbes aponte que Isabel apenas conseguiu os seus sucessos empresariais por ser filha de presidente, a realidade mostra uma empresária determinada e bem preparada.

O facto de falar seis línguas e de gostar de matemática (herdando o gosto pelas ciências do seu pai com o talento para o xadrez da mãe) são reflexos de uma mentalidade de trabalho, focada nos resultados, que refinou no colégio feminino St. Paul e depois com uma sólida formação académica, adquirida no King’s College de Londres, em Engenharia Eletrotécnica, tendo depois passado pela Cooper’s and Lybrand, acumulando experiência em auditoria e consultoria. Entretanto, Isabel dos Santos consegue também conciliar o trabalho com a sua vida familiar, tendo casado com Sindika Dokolo, empresário e colecionar de arte natural do Congo, tendo 3 filhos.

Desde muito jovem que Isabel mostrou talento para os negócios. Com apenas 24 anos, fundou o Miami Beach Club, o primeiro restaurante e espaço noturno da Ilha de Luanda. Pouco depois, Isabel esteve ligada ao nascimento da Unitel, a primeira operadora de comunicações móveis de Angola, ainda em 1998, antes do fim da guerra civil. A sua formação em Engenharia Electrotécnica e a experiência no terreno - ficando célebre a forma como implementou o uso de walkie-talkies para melhorar as comunicações numa empresa de logística.

Finanças, energia, telecomunicações, banca e cimento são alguns dos setores onde dos Santos tem sabido expandir as suas atividades, sendo a ligação a Portugal um aspeto sempre presente. Isabel estabeleceu uma parceria com a SONAE para a abertura dos hipermercados Continente em Angola, não hesitando em trazer o know-how dos portugueses para estimular o crescimento do seu país. Em todo o caso, as telecomunicações, que são a sua primeira paixão, continuarão a ser um elemento determinante. Além dos investimentos em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Em 2013, falando num fórum realizado no Gabão, a empresária apontou o caminho do futuro das comunicações em África, destacando a necessidade de saltar dos telemóveis para a internet de banda larga. E é nesse sentido que a sua Unitel tem uma parceria com a Google para construir um cabo submarino de fibra óptica, ligando África ao Brasil e aos Estados Unidos. Há novas metas a alcançar. Não é por acaso que Isabel chegou a referir que “aos 40 anos ninguém merece uma biografia.”