Irrigação?

O que é a irrigação? Esse breve texto é uma tentativa de expor esse conceito para os alunos de ensino médio e demais interessados.

Em muitas regiões agrícolas do mundo a irrigação é utilizada para fornecer água para as culturas. Como poderíamos definir irrigação?

Irrigação pode ser definida como a aplicação artificial de água em intervalos definidos de tempo e em quantidades suficientes para o completo desenvolvimento das plantas cultivadas.

Em algumas regiões áridas do planeta, a irrigação constitui a única fonte de água para as culturas. Já em regiões mais úmidas, como é de boa parte do Brasil, a aplicação artificial de água tem o objetivo de suplementar as águas da chuva. Em outras palavras, nessas regiões, a irrigação é usada para adicionar ao solo a água que a chuva não adiciona.

Para praticar a irrigação, deve-se conhecer o solo a ser irrigado, principalmente, suas propriedades relativas à água como, por exemplo, a capacidade de retenção de água. Desse modo, evita-se ter problemas relativos à erosão do solo e acúmulo de água por estagnação o que traz prejuízos para o agricultor. Apenas a título de exemplo, o excesso de água no solo prejudica aeração do mesmo o que dificulta o desenvolvimento do sistema radicular das plantas que não estão adaptadas a solos encharcados, ou seja, com baixa aeração.

Portanto, para se irrigar é necessário conhecer o tipo de solo, a demanda de água da cultura a ser plantada nele bem como o declive em que o mesmo se encontra. Com essas informações em mente, o técnico pode fazer um projeto de irrigação que fornecerá água para as plantas cultivadas. Dentro da área de estudo da irrigação, há várias técnicas empregadas para esse fim. A apresentação delas vai além do propósito desse simples texto. Contudo, para se ter idéia, entre as várias técnicas, uma que é amplamente usada, é a de aspersão.


Figura 1. Irrigação por aspersão.

Preparado a partir de:

SCARDUA, R. Irrigação. Piracicaba: ESALQ/USP, 1960. 296p.