"A IRONIA E SUAS DIVERSAS FORMAS DE USO"
GRÉ JÚNIOR, Sérgio Renato Marmontel*

Neste artigo são avaliadas diversas situações onde a ironia se apresenta nas suas mais variadas formas, buscando apontar as melhores direções para o uso da mesma e quando se deve evitar a utilização dela. Os resultados obtidos nessa avaliação não são de caráter totalmente conclusivo, sua função real é apresentar um panorama sobre a adequação do uso desta figura semântica. É necessário também ressaltar que como base para essa análise foi utilizado apenas material teórico, ou seja, sem nenhuma experiência prática. Por fim busca-se mostrar que a ironia é uma "arma" que se utilizada de uma maneira inteligente possui um grande valor.

Ironia, assunto já abordado diversas vezes em uma vasta gama de estudos.Sempre foi um assunto muito discutido,pela sua amplitude e também pelas suas formas de abordagem.Jornalismo,Literatura,Política e até mesmo em cenas cotidianas como conversas entre amigos ou no trabalho a ironia se faz presente muitas vezes.

Definir essa figura semântica nos leva a percorrer diversos caminhos, pois se trata de algo com múltiplas faces e conseqüentemente com várias teorias e linhas de pensamentos.

Segundo Muecke (1995), além da velha definição de ironia que é dizer uma coisa e dar a entender o contrário pode-se também a definir de outras maneiras como, por exemplo, a busca por dizer algo que venha a instigar uma série de interpretações subversivas sobre o que foi dito.

Ter domínio do bom senso e alguma noção sobre ética é importante para ser irônico sem ser ofensivo, para ser "escrachado" e mesmo assim ser inteligente,para usar essa ferramenta como algo enriquecedor no contexto determinado.

*Aluno graduando do curso de Letras- Habilitação:Português e Literaturas da Língua Portuguesa

O fato de ser irônico gera muitas controvérsias, certo descontentamento, normalmente ligado a dificuldade de entendimento dessa figura lingüística, o que nos remete a outras questões como raciocínio lógico, senso de humor e mente aberta.

A ironia realmente está quase que totalmente interligada com o humor,dentre as várias formas do mesmo,até pode se dizer que é preciso um certo refinamento de humor para entender grande parte das questões onde se emprega elementos irônicos.

Outra questão importante a ser ressaltada é o fato do domínio de contexto/situação para que possa haver uma melhor compreensão da idéia que está se tentando passar ao se expressar ironicamente, havendo isso ocorre uma facilitação maior que vai possibilitar uma melhor interação entre todas as partes.

A Ironia é definida por muitos teóricos como a figura de linguagem mais interessante que existe, tanto pelo seu caráter ousado e desafiador, mas também pela grande possibilidade de enriquecimento da fala e escrita. Seu uso feito de forma adequada possui uma tendência muito forte de ser o diferencial do trabalho ou situação, sempre tendo em vista todas essas questões contextuais e as conseqüências de empregar corretamente esse elemento lingüístico.

Por se tratar de um elemento lingüístico com uma enorme possibilidade de uso nas mais variadas formas,compreender um pouco das questões do surgimento da ironia e das relações desta com as situações onde é empregada,se torna fundamental,não só para uma melhor compreensão,mas também para uma melhor utilização,que assim terá uma maior tendência de ser melhor absorvida pela outra(s) parte(s) do diálogo.

1-Das Implicaturas Conversacionais até o surgimento da Ironia

Segundo Grice (1957) existem dois tipos de implicaturas, uma que busca se manter ao significado normal das palavras e outra que não depende dessa normalidade, mas sim de questões relacionadas a elementos do ato de comunicação em si.
Através do uso de máximas para definir seu Principio de Cooperação, Grice as dividiu em quatro categorias.

Categoria da Quantidade

Tem relação com o número de informações a serem passadas.Estas devem estar em um contexto necessário,informativos e sem excessos.

Categoria da Qualidade
Está relacionada com a verdade. É preciso respeitar essa verdade e as evidências da mesma.

Categoria de Relação
Relacionada à busca por ser relevante.

Categoria do Modo
Esta relacionada a questões de clareza.

Grice relata diversas quebras de máximas, mas vamos citar aquela que segundo ele gera a Ironia.

1-1 Abandono de uma máxima para gerar a Ironia.
Abandono da primeira máxima da qualidade
(A) - O que você acha da seleção de futebol do Congo?
(B) - A seleção mais forte do mundo
Aqui se encontra uma ironia,pois todos sabem que o Congo não possui tradição no futebol e portanto não teria como a seleção desse país ser a mais forte do mundo.
Podemos através de outros exemplos similares, encontrar o uso da ironia.

(A)Na cidade de Gramado realmente faz frio no inverno?
(B) Que nada!Nessa estação ando sempre de mangas curtas.

Gramado, fica na serra gaúcha,e é conhecida como uma das cidades que possui as temperaturas mais baixas no inverno,portanto (B) usa a a ironia para a responder a pergunta de (A) pois considera que essa foi uma pergunta óbvia.

(A) Qual sua opinião sobre a atual liberdade de imprensa na Venezuela?
(B) Hugo Chaves é o líder de estado que mais respeita a imprensa.

Atualmente a Venezuela sofre com a não liberdade de imprensa, portanto o presidente Chaves não pode ser tomado como um exemplo de respeito à liberdade dessa profissão, por isso (B) responde a (A) de forma irônica.

(A) Tu achas que minha avó está muito velha?
(B) Claro que não, ela tem só oitenta anos, é uma garotinha.

Partindo do princípio que na maioria das vezes, mulheres que são avós possuem uma idade mais avançada, aliada a informação dada por (A) que sua avó possui oitenta anos (B) usa a ironia para evitar o constrangimento de uma resposta positiva e direta.

(A) o que acha do atual governo do Irã?
(B) Pacífico e conformista demais.

O atual governo iraniano vem causando muita polêmica por ser ousado e desafiar alguns tratados de paz,portanto(B) usa de um tipo bem escrachado de ironia para responder a questão feita por (A)

2-Situações onde se utiliza a ironia.

Política- Discursos, comentários e diversos tipos de produções relacionadas a esse assunto usam esse recurso lingüístico. Arnaldo Jabor é um exemplo clássico da relação Ironia/Política, utilizando vários elementos irônicos na concepção do seu trabalho.
Há também políticos que se caracterizaram por usarem elementos irônicos em seus discursos. Leonardo Brizola foi um deles.

Por se tratar de uma figura de linguagem muito provocativa, a ironia é um elemento muito útil para ser usado em discursos e debates políticos,muitas vezes também aparece em algum direito de resposta(coisa comum em período eleitoral)

Jornalismo- Em diversos veículos de jornalismo a ironia se faz presente, coluna de jornais, comentários em rádio ou televisão.
Juremir Machado é um exemplo de uso de ironia em colunas de jornais. Normalmente nesses casos a ironia é usada na abordagem de questões sociais.

Literatura- O maior campo para se encontrar diversos tipos de ironia,seja na linguagem de autores ou de personagens se caracterizam por serem explicitamente irônicos como por exemplo:Sherlock Holmes,detetive criado pelo autor Sir Arthur Conan Doyle,que faz uso de muitas pitadas irônicas em suas investigações.
Machado de Assis é outro cuja sua obra contém diversas passagens marcadas pelo uso da ironia.
No campo da poesia, Álvares de Azevedo também se utiliza desse recurso de linguagem para a concepção do seu trabalho.

Considerações finais

A ironia pode ser considerada o elemento de linguagem mais provocador que existe. Seu uso na maioria das vezes visa mesmo fazer uso dessas provocações geradas por essa figura lingüística.

Por isso mesmo é necessário muito cuidado ao ser irônico,pois a compreensão por parte de todos depende primeiramente da forma com que a ironia é passada.A observação bem feita do contexto/situação onde está ocorrendo a atividade é mais do que importante,é fundamental,caso contrário o tiro pode sair pela culatra,a arma poderosa pode ter efeito contrário e colocar por água abaixo uma série de questões relevantes.

Então, ter um domínio mesmo que mínimo desses fatos,pode ser suficiente para uma utilização "correta" e sem maiores perigos,Bom senso também é algo totalmente relevante dentro dessas questões.

Provocante, ousada,pra muitos até irritante.Esses são alguns dos muitos adjetivos que são dados a ironia,sendo que essa é realmente algo muito complicado de se obter uma definição final,não só pela sua amplitude mas também pela sua versatilidade.

Referências bibliográficas.

Muecke, D. C. Ironia e o irônico (1995)

http://www.pucrs.br/letras/pos/logica/implicat.html