Vamos antes de mais nada entender o que é o clima organizacional.

Chamamos de clima organizacional o grande reflexo da cultura existente em toda a nossa organização, o que quer dizer que as pessoas são bem diferentes, e tem características distintas, agindo de formas também distintas, isto já vem de diferentes culturas, hábitos, entre vários outros processos.

O clima nada mais é do que um conjunto de valores, bem como de atitudes e comportamentos que existem dentro de várias organizações podendo com isto afetar os colaboradores de forma tanto positiva como negativa, ou seja, tudo irá depender exclusivamente de toda a qualidade do ambiente e a forma como as pessoas vem a perceber este tipo de ambiente.

Com isto a forma como é percebido, seja ela positiva ou negativa deverá acontecer através de vários tipos de fatores, sejam eles internos ou externos, com isto podemos citar as políticas de costumes das empresas, procedimentos, e até mesmo algo voltado aos chefes, colegas de trabalho, entre outros. Tudo isto irá permitir que os colaboradores de uma empresa específica poderão reagir de forma negativa ou positiva o que depende do relacionamento existente entre eles.

Mais sobre o clima organizacional

O clima organizacional é ligado de forma direta as formas como os colaboradores poderão perceber a organização em que atuam através de suas culturas e suas normas, bem como costumes, processos e as suas respectivas utilizações, além disto a forma como ele interpreta tudo isto e como reage.

É fundamental que se saiba avaliar o clima organizacional ao menos uma vez por ano por alguns fatores.

Esta é uma excelente oportunidade para se aplicar melhorias, porque os clientes internos, ou seja, os colaboradores são a verdadeira essência de uma organização.

Além de tudo isto o desempenho humano deverá afetar todo o desempenho organizacional e por isso deverá precisar estar sempre motivado.

Com toda a concorrência acirradas as empresas ainda devem oferecer aos seus clientes internos um ambiente que seja digno de trabalho, o que poderá ser considerado como uma valorização de mercado.

As avaliações devem ser feitas em diversos níveis, sendo assim é avaliado o nível setorial, cooperativo e institucional da empresa.