A capitalização é uma forma programada e segura de poupar dinheiro, com prazos e taxas de juros previamente definidos.

O sistema de capitalização funciona por meio de depósito, que pode ser mensal ou único. Esse valor aplicado dá direito ao investidor de concorrer a sorteios, além de receber rendimentos. Esse valor investido deve ser resgatado ao fim do prazo, e os sorteios, normalmente, são baseados na extração da Loteria Federal e os prêmios dependem do plano.

Embora os prêmios sejam atrativos aos clientes, o principal foco da capitalização é o acúmulo de renda. Existem algumas modalidades de capitalização, confira os mais comuns:

Tradicional: objetiva guardar a quantia investida, restituindo-a somente ao fim do prazo programado;

Compra programada: seu foco é facilitar a aquisição de determinado bem ou serviço. Normalmente, opera por meio de acordos comerciais firmados com indústrias e empresas. O cliente pode receber o bem ou, caso prefira, retomar a quantia investida devidamente corrigida.

Há ainda dois outros sistemas de capitalização: a popular, que permite a participação em sorteios; e a capitalização de incentivo que busca adesão dos clientes à determinada promoção ou evento. Ambas têm caráter comercial e têm apenas devolução parcial do valor investido.