Nos últimos anos, verificamos um crescente investimento dos municípios mineiros em politicas publicas voltadas à assistência social, principalmente ao atendimento de crianças, adolescentes e seus  familiares em situação de vulnerabilidade social.

No dia 06-12-2011, em Divinópolis, segundo notícia publicada no site da prefeitura da cidade, mais de 500 pessoas entre pais e familiares, participaram da apresentação de crianças e adolescentes integrantes dos Núcleos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os participantes, muitos deles em situação de vulnerabilidade social, e em geral, pertencentes a famílias que recebem o bolsa-família, tiveram a oportunidades de compartilhar com seus familiares, parte das atividades que realizam rotineiramente nos núcleos de atendimento durante todo o ano, dentre elas: apresentações de  capoeira, teatro, dança , oficina de música e coral. O evento aconteceu na Casa do Baile e foi um grande sucesso. 

Segundo Marília Alves Araújo, gerente da Proteção Básica da região, as crianças e adolescentes pertencentes ao núcleo participam das atividades em horários que não interferem na frequência escolar. Acreditamos que essas atividades são uma oportunidade de desenvolvimento do potencial dessas crianças , além de proporcionar certa tranquilidade aos pais, por saber que seus filhos estão envolvidos em atividades produtivas enquanto trabalham, uma vez que Divinópolis se destaca pelo comércio diversificado e indústrias de confecção que se transformaram em importante alternativa econômica e fonte de emprego para uma parcela da população, muitas vezes ainda sem acesso ao ensino superior. 

Vale ressaltar a importância da atenção governamental nessas políticas, uma vez que a execução desses serviços, além de melhorar a autoestima de crianças e adolescentes atendidos e fortalecer seus vínculos familiares, promovem a inclusão desses indivíduos na sociedade e o desenvolvimento da pessoa humana, assegurando a garantia à direitos sociais básicos a pessoas que muitas vezes se encontram a margem da sociedade.

"O Município de Divinópolis está na Gestão Plena do SUAS- Sistema Único da Assistência Social, com 04 (quatro) CRAS "" Centro de Referencia da Assistência Social e 01 (um) CREAS "" Centro de Referencia Especializado de Assistência Social". (fonte: Site da Prefeitura Municipal)