FAMESP Faculdade Método de São Paulo

MBA em Gestão para Eventos

Cristiane Castro Santos

Orientação: Prof. Lawton Benatti

 

Investimento em Música ao Vivo para Eventos Sociais

 

Por que investir em música ao vivo em sua festa?

 

O mercado de eventos em geral está em alta.

Quando se fala em eventos sociais, percebe-se o grande aumento de festas de casamentos nos últimos anos, opção que ficou muito tempo amortecida pela comodidade e praticidade dos casais, que optavam em “se conhecer” primeiro e com isso passavam a morar juntos sem prévia celebração.

Porém hoje os casais, não só fazem questão da comemoração, como estão cada vez mais investindo nas festas, preocupados em fazer do evento algo inesquecível, não somente para si como também para os familiares e amigos.

Uma das principais coisas para que a festa torne-se marcante é a diversão que ela proporciona. Com isso nada mais impactante que música ao vivo com bandas especializadas.

As bandas ao vivo em festas causam adrenalina aos convidados. Conforme ANDREA NAKANE (2012, p.53) “Dois dos sentidos mais importantes para emoção é a audição e a visão”, isto é, mexe com a emoção das pessoas. Poder ver os músicos em movimento, interagir com eles e ouvir a música ao vivo, com arranjos e improvisações causa um estímulo muito maior que música eletrônica.

O investimento em bandas ao vivo, gera um custo dobrado quando comparado a um profissional de música eletrônica (Djs) mas que promove um resultado muito mais mágico e impactante.

Conforme os autores ROSS, Stephen; WESTERFIELD, Randolph; JORDAN, Bradford (2002, p. 37) “Analisar custos e benefícios de diversos tipos de projetos é um dos aspectos mais importantes”. E isso faz toda diferença.

Contando com um repertório diversificado para agradar a todos os convidados, além de brincadeiras, danças, coreografias, karaokês, fazendo com que todo investimento dos contratantes seja devolvido com um evento marcante, inesquecível e emocionante.

 

Qual o custo do investimento em banda ao vivo?

 

O custo pode variar de R$2 mil à R$6 mil reais, dependendo da estrutura contratada.

O pagamento pode ser parcelado, desde que a última parcela não ultrapasse a data do evento.

A banda pode conter músicos, dançarinos, iluminação e telão para projeção de imagens.

O contratante pode escolher o repertório adequado para seu evento, incluindo ou excluindo estilos musicais ou canções.

 

Como escolher uma banda?

 

Hoje é fácil ter acesso a várias bandas através de indicações de Buffets, utilizando sites de busca na internet, etc.

Os sites da maioria das bandas possuem, repertório, fotos, vídeos e até depoimento de contratantes. Ajudando na pré escolha daquelas que se adequam melhor ao perfil do seu evento.

Então é importante ver pessoalmente as escolhidas, participando de apresentações ou audições.

Logo que definida a banda, assegurar-se que estejam especificados em um contrato de prestação de serviços todos os termos para execução do trabalho.

 

 

Referências bibliográficas

NAKANE, Andrea. Fatos e tendências em eventos os cinco sentidos, 1 ed. São Paulo: LCTE, 2012.

ROSS, Stephen; WESTERFIELD, Randolph; JORDAN, Bradford. Principios Administração Financeira. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2002.