Muitas pessoas pensam que os investigadores particulares atuam somente em questões obscuras. Mas na realidade nos dias de hoje os investigadores particulares colaboram e muito com a sociedade como um todo.

De acordo com um investigador particular que atua há mais de vinte anos na área a participação deles na sociedade mudou e cresceu muito nos últimos anos. Antigamente um investigador particular era contratado para investigar infidelidade, pessoas que não se via há muitos anos, realizar algum tipo de espionagem. Hoje em dia eles atuam em diversos casos realizando um trabalho muito semelhante ao da polícia.

Isso porque a polícia por diversos motivos não vem fazendo seu papel de forma eficiente e com isso perdeu muito a credibilidade. Muitas pessoas tem buscado um investigador particular porque quer resolver um problema e não confia na atuação policial.

Um exemplo disso e que acontece bastante nos dias de hoje são as famílias de pessoas desaparecidas. O número de desaparecimentos no nosso país aumenta a cada ano e as estatísticas de resolução dos casos não são animadoras. Com isso a maior parte das famílias que passa por esse tipo de problema busca a polícia, mas também atua conjuntamente com um investigador particular. Busca-se a polícia para que se preciso possam ser tomadas as medidas legais, mas se confia mesmo é no investigador particular.

Esse é um dos muitos exemplos que podemos dar da atuação dos investigadores particulares e que tem colaborado muito com a sociedade como um todo.

Quem utiliza os serviços de investigação se diz muito satisfeito com a ética, o profissionalismo e os resultados. Mesmo aqueles que não alcançam os resultados esperados dizem que o serviço foi o melhor prestado.

Os investigadores colocam que esse é o papel deles, realizar um bom serviço buscando os melhores resultados e por isso também tem crescido tanto a procura por eles.