A sobrevivência de uma nação se deve ao seu próprio trabalho. Sendo que o pobre das nações mais desenvolvidas tem suas necessidades atendidas, o que não ocorre nas nações menos desenvolvidas. Observa que as nações européias depois da queda do Império Romano se dedicam mais a arte do que a agricultura.
Adam Smith afirma que a divisão do trabalho é mais compreendida em indústrias de pequeno porte, pelo número reduzido de trabalhadores, expressando melhor a divisão do trabalho. Muitos trabalhadores na divisão do trabalho tinham o interesse de simplificar e facilitar o trabalho com isso a partir deles foram criadas as máquinas. Observa a perca de tempo na indústria com o deslocamento, pois ele considera impossível passar de uma tarefa para outra que se efetue em lugar diferente e com ferramentas diferentes de forma rápida.
A compra ou troca provocaram a divisão do trabalho, com elas podemos obter uns dos outros a maior parte de serviços que necessitamos. Essa troca entre os indivíduos é importante, pois gera diversidade de materiais e serviços, o contrário as indústrias iriam produzir sempre as mesmas coisas para suprir as mesmas necessidades e isso contraria a origem de ocupações diferentes, aspecto que faz parte da divisão do trabalho.
As pequenas indústrias que se localizam distantes das grandes cidades tem certo desafio em desenvolver a divisão do trabalho, pois há o problema de localização o que dificulta o deslocamento das pessoas e dos materiais, sendo assim, o que elas produzem é para as necessidades imediatas das famílias dos trabalhadores. Ao contrário as indústrias que se localizam nas cidades grandes principalmente naquelas em que o transporte marítimo é bom, foram as primeiras a se desenvolveram em razão dos aspectos citados acima.