O presente ensaio intitulado “Caracterização dos Paradigmas Inovativos de Pesquisa e sua distinção com o Paradigma Positivismo” é elaborado como critério de avaliação do curso de mestrado em ensino de Física no âmbito da conclusão da cadeira de Metodologias Inovativas de Pesquisa, na Faculdade de Ciências e Matemática da Universidade Pedagógica.

O ensaio compreende três partes em que:

  • A primeira parte pretendeu explicar as principais características de três paradigmas inovativos de pesquisa incluindo como e que eles se diferem do paradigma positivista focalizando-os na epistemologia, métodos, e padrões de qualidade.
  • A segunda parte pretendeu escolher um ou mais métodos inovativos para formular questões de pesquisa dentro da minha prática profissional. Foram também esquematizados os procedimentos que seriam aplicados na pesquisa para a apresentação do respectivo relatório.
  • A terceira parte consistiu em escrever uma narrativa sobre a minha jornada de aprendizagem escolar e profissional desde a primeira classe até ao mestrando, no caso particular para a Cadeira de Metodologias Inovativas de Pesquisas.

 Para o ensaio apresentado, recorreu-se ao método de pesquisa bibliográfico de acordo com as referências citadas no corpo do texto e que deram origem a bibliografia bem a minha prática profissional. Foram também aplicados os métodos inovativos de pesquisa para a formulação das partes II e III.  

Constatei que “o eu” é um instrumento fundamental nas pesquisas científicas. Este por sua vez, é analisando recorrendo-se a vários paradigmas. O positivismo que quer que o mundo seja visto da mesma forma, o interpretivismo que dá ênfase a interpretação e perspectivação dos investigadores no objecto estudado, o criticalismo que dá ênfase a emancipação tanto dos participantes como dos investigadores e o pós modernismo que dá liberdade ao pesquisador evitando imposições de ideias.

Palavras-chaves: Paradigmas, positivismo, interpretivismo, criticalismo e o pós modernismo.