Inventário Pedagógico – Estágio Supervisionado

Considerações em torno do estagio supervisionado e a ação docente a hora da prática

INTRODUÇÃO

 

 A importância do estagio na pratica docente e fazer com que o professor-aluno venha adquirir junto à prática da ação viabilizando a importância do conteúdo dado, onde se dever pesquisar e plantear os estudos específicos da área sendo ela ciências exatas, físicas ou biológicas.

Diante do contexto do que é estagio vem o poder da pesquisa e sua forma de supervisão, pois e com a experiência dos que já compreendem essa maneira de ensinar que a forma disciplinar da continuidade aos que vem a essa profissão de magistério, as atividades apresentadas assim como os conteúdos passados, servirá para uma melhor compreensão do que é uma sala de aula, isso visando o cotidiano do professor e do aluno, levando em consideração os problemas e problemáticas que essa ação pode acarretar, então venho apresentar o estagio de observação iniciado na classe da professora Rosa Mirela Feitosa Lima, então professora regente da classe de 7º ano “E’” turno tarde do então colégio 04 de Outubro, desse município.

Á escola em sua fisiologia pode ajudar numa melhor compreensão do dito, pois a mesma dispõe de acordo com o estudo do relatório no estabelecimento educacional: a mesma possui dezenove (19) salas de aula, três (03) laboratórios, uma (01) biblioteca, dois (02) banheiros coletivos, uma (01) cantina, uma (01) sala de leitura, um (01) espaço de lazer (ginásio) além de uma sala multimídia que contem quarenta e dois (42) computadores sendo 08 em funcionamento, uma (01) antena parabólica acompanhada de duas (02) TV 24 polegadas, um (01) retroprojetor um (01) videocassete, três (03) DVD’s e oito (08) aparelhos de som; tudo isso estar localizado na Rua Vicente Alves Do Vale, S/N, bairro Centro TamborilCE.

Diante da conjuntura do estabelecimento a escola consta com um quadro de magistrados designados da seguinte forma; vinte (20) especialistas, vinte e dois (22) graduados e dois (02) concluindo graduação, esses através de processo seletivo foram aditivos no quadro de professores da escola e assim permanecem ate hoje; formando assim um quadro de especialistas e graduados; bem como toda organização social conjunta; as decisões são tomadas através de encontros de planejamento semanais tornando assim flexíveis e não ditatoriais as ideias expostas pelo apresentador das mesmas, contudo como qualquer outra reunião social a concessão de ideias nunca é unanime mais amigável como um todo.

Contudo venho salientar que com experiência vivida em sala de aula e da experiência como professor-aluno poso afirmar que a escola e o professor tende a propiciar uma melhor compreensão do conteúdo, isso porque a pratica docente foi expressamente mostrada e executada com perfeição tanto pelo profissional observado, como pelo orientador prescrito.

Sinto-me feliz pela experiência vivida e adquirida aonde as situações apresentadas vieram a somar com louvor na minha inicial carreira como docente.

DESENVOLVIMENTO

O planejamento diário é simples focado na aula seguinte sendo que o planejamento é flexível podendo ocorrer modificações sim, isto porque a função do professor em destaque é de grande credibilidade na área exercida, assim as modificações ocorridas podem ser necessárias e de grande contribuição para aprendizado; pois na sala de aula, o aluno poderá gerar uma curiosidade diversificando o processo de indagação tanto do professor quanto o do aluno.  (PIMENTA apud Lima, 2003, p. 20) diz “dentro da abordagem de que o estagio é a atividade teórica instrumentalizadora da práxis, é que pretendemos fundamentar e justificar a dinâmica desta disciplina que tem o trabalho docente como eixo articulador entre a teoria e a pratica”.

Ocorrendo essa diversidade, quando se fala de leitura ou produção textual a individualidade assim como a coletividade dos exercícios expostos e resolvidos pode acarretar numa fusão ou difusão do conhecimento acarretando uma positividade ou negatividade na aula posterior; mais diante dos avanços tecnológicos como notebooks, livros com atuação paradidática e didática podem ser, e são usados com frequência nas salas de aula, assim como quadros de pinceis anatômicos e coloridos, deixando claro que além dos recursos materiais uma motivação labial e frequente nas salas, pois o dia-a-dia de cada aluno e pesado. Contudo devemos nos posicionar em um lugar na sociedade e como ser social devemos participar das resoluções dos problemas em nossa volta. Lima diz: (2003, p. 16) “(...) o momento de revermos os nossos conceitos sobre o que é ser professor, para compreendermos o seu verdadeiro papel e papel da escola na sociedade”.

A articulação das aulas em como uma corrente; dia, pois dia e assim o planejamento específico das aulas é reaproveitado aula, pois aula, pois assim se dar uma interação/interligação da aula anterior com a aula posterior, com isso o processo avaliativo foca assegurado quanto à participação individual e coletiva dos alunos proporcionando uma coleta de notas e avaliando enfaticamente cada um da maneira com eles se apresenta. Freire conduz o dito (1996, p. 22) dizendo: “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”.

 Tendo uma interlocução entre os presentes em sala de aula inclusive o professor as aulas dão início interativo, ou seja, corrigindo os exercícios isso coletivamente e finalizando com uma vistoria individual dos cadernos.

Contudo devemos salientar que essa flexibilidade nas aulas assim como nos conteúdos isso afirmando que há mudanças de planos se dá graças à maleabilidade do PPP assim como as reuniões para definir o plano a ser seguido. Mais essa flexibilidade pode ocasionar indisciplina na sala, pois o aluno é meio que “domesticado” para um modelo de aprendizagem em sala e quando há uma mudança ele desopila da maneira que lhe convém, por muitas vezes pode acarretar em agreções entre eles e algumas vezes envolvendo professores.

Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amor assumir-se como sujeito porque de reconhecer-se como objeto de uma sociedade. (FREIRE, 1996, p.23)

Ao fim dessa observação o professor estabelece boas relações com os alunos, isso é o primeiro passo para se obter um bom ambiente de trabalho e assim as aulas sejam produtivas e interessantes para o aluno, pois o aluno necessita, precisa sentir-se a vontade com o professor, para que com essa ação a relação mestre e aprendiz venham facilitar o envolvimento nas atividades e construção dos conhecimentos com relação aos conteúdos trabalhados, pois Freire diz em (1996, p .51) “Nenhuma curiosidade se sustenta eticamente no exercício da negação da outra curiosidade”.

Portanto o professor precisa ter amor pelo que faz e por quem ensina. Saber que seu trabalho é importante, estar sempre refletindo sobre seu papel como educador e sua influência na vida dos alunos, e isso foi o observado em sala desde o inicio da minha visita. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes. Desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação possibilita a construção autônoma do conhecimento cientifico através da vivencia de exemplos práticos para discussões acadêmicas. No estágio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade.