A vida compõe-se de cada dia, cada instante e de cada ação. Devemos saber usufruir da grande dadiva divina, dada por Deus. No entanto, devemos saber inventa-la e não a suportar como se ja estivesse determinada. 

Segundo o livro de "Inventar a vida", na qual não consegui reconhecer o autor pelo tempo que tivera lido, ele/ela descreve o "inventar a vida como enfrentar os grandes perigos e libertar-se da escravidão e da passividade que se torna hoje o caos e a modalidade mais frequente". 

Primeiro, aceitar a vida, cabe a aceitar a nós mesmo, as nossas qualidades e defeitos, os nossos ganhos e perdas, naturezas e artificialidades (aquilo que nos é possivel e "permitido mudar"). Regar e aprofundar as nossas proprias raizes. Escavar no mais profundo do nosso "eu" a mais profunda emoção da vida: Saber do porque de ainda permanecer vivo. Conhecer e desfrutar o nosso interior e plantar mais belas cementes de sonhos. 

Inventar a vida é ter vontade de viver mesmo com os caos e a contradicta magnitude dos dias de hoje. Aceitar que a vida é sua e que ao mesmo tempo não é sua. É saber prosperar uma vida para ti e doar uma vida para os outros. Concretiza-se pordentro e dê a tua maravilha e paixão aos outros. Não abandonando o medo, mas sabendo o domina-lo para que não caia ao esquipticismo. 

Antes de tudo, devemos saber que a vida é de Deus, então, inventar a vida é exortar a suprema alegria e viver para Deus. 

O que é isto: Exortar suprema alegria e viver para Deus?

Ao inventarmos a vida devemos supotar alguns dilemas. devemos responder a nós mesmo á quem queremos agradar: A Deus ou ao Mundo? O dilema é exactamente este: Ou escolhas tu como queres viver, ou então os outros dominam a tua vida e tornas-te um resultado das influencias alheias. Mas ao exortarmos a suprema alegria a Deus, devemos viver algo na qual todo o ser humano é alvo: A Profecia. 

A profecia é precisamente a capacidade de vivermos a verdade, consciente de que temos, pelo menos, um elemento preciso a gerir.  Um elemento que é só nosso e corresponde simplesmente a propria pessoa. 

Todo o Homem é profeta se estiver atento a si memso e se tiver coragem de se questionar, provocado pela opções dos outros: todo o homem possui alguma parcela de verdade para oferecer a todos para que todos cresçam.

Mas no entanto, o sonho é a manifestação da propria vocação e o Nunca é uma posição passiva. É um acomodarmos-nos com o que já existe. E o Não é um parcialismo preguiçoso que aceita tudo de olhos feichado; renunciando a utilizar a propria Razão-.

Baseado em "Inventar a Vida", Autor desconhecido, data desconhecida.