Observando os questionamentos de professores que ensinam à língua inglesa (que somente é inserido no currículo das escolas do município de Marcelândia - MT a partir da terceira fase do primeiro ciclo), sobre as dificuldades apresentadas pelos educando em compreender termos básicos da língua em questão que muitas das vezes são conhecidos por eles unicamente nesta etapa do ensino.
Através das circunstâncias obteve se a idéia de trabalhar a língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, devido que nessa faixa etária onde os educando estão iniciando seu processo de leitura e escrita eles apresentam mais facilidade de compreensão, assimilando melhor os conteúdos de ensino. E também estimula seu desenvolvimento cognitivo, com enfoque para as questões psicológicas e biológicas, pois inúmeros pesquisadores apontam que nesta fase da infância onde a linguagem desenvolve-se com mais eficácia, é este o momento que as potencialidades devem ser trabalhadas. O papel educacional da língua Inglesa é importante para o desenvolvimento integral do sujeito, devendo seu ensino proporcionar ao educando essa nova experiência de vida. Experiência que deve significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo próximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante, em outras culturas.
O ensino da Língua Inglesa nos anos iniciais é uma forma de incentivar os educando onde as aulas são ministradas por alunos do primeiro ano do ensino médio, que se disponibilizaram a aplicar estas aulas, pois eles demonstram ótimo desempenho neste conteúdo em sala e domínio desta língua, assim os alunos sentem se mais interessados em aprender esta nova língua.
O intuito deste trabalho foi de preparar os educando dos anos iniciais do ensino fundamental para o conhecimento básico da língua inglesa, nos anos seguintes que incluem a disciplina no currículo, fazendo com que o educando dos anos iniciais conheça e perceba outra língua existente.
Através de estudos realizados pelo psicólogo suíço Jean Piaget percebeu se que, as crianças possuem uma forma particular de pensar e entender, chegando à formulação de sua teoria do desenvolvimento cognitivo (infantil). Segundo ele, o Período Operatório Concreto (07 aos 11 anos), é o período onde as palavras tornam-se ferramentas do processo do pensamento e a criança apreende os conteúdos a ela passado com mais facilidade. Por meio desta concepção da teoria de Piaget, podemos notar uma das razões para o ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, isso porque o educando quando chegar no sexto ano ele já saberá os termos básico da língua estrangeira ensinado a ele nas fases iniciais. Essas considerações teóricas, vão de encontro com a linguagem e desenvolvimento cognitivo, mostrando a capacidade intelectual da criança para aprendizagem de uma Língua Estrangeira em particular o Inglês.
Um dos principais fatores a que se deve ter atenção ao trabalhar qualquer língua estrangeira nas séries iniciais é o vocabulário. Este deve ser aprendido pela criança, sempre que possível, através do uso de objetos referidos, autênticos, ou com representação de material audiovisual. Para melhorar a pronuncia, é ótimo o uso de fitas ou CDs em que o educando das séries iniciais possa ouvir um nativo da língua sempre que necessário. O professor deve apresentar a matéria de forma interessante e significativa para cada faixa etária, podendo utilizar-se de jogos, músicas, vídeos, entre outros que ajudarão na fixação da matéria. A criança deve ser exposta as novas palavras de diversas formas, pois quanto mais vezes forem passadas o conteúdo de uma forma diferenciada, mas os alunos iram ser atingidos compreendendo mais sua pronuncia. Quando o inglês é apresentado como diversão, as crianças passam a ser estimuladas e desenvolvem uma ótima capacidade de concentração. Através de trabalhos lúdicos, a criança passa a ter uma finalidade em seu aprendizado. "Conseqüentemente, caberá ao professor dar uma melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, cabendo a ele desenvolver novas práticas didáticas que permitam aos discentes um maior aprendizado." (NUNES, 2004, ON-LINE).
Estudos já comprovaram que uma criança assimila uma língua estrangeira, em particular o Inglês, com maior naturalidade quando começam mais cedo, pois dessa forma poderão dedicar mais tempo ao aprendizado da língua alvo, acumulando um conhecimento maior e mais sólido.

REFERÊNCIA

CHAGURI, J. P. A Importância da Língua Inglesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: O DESAFIO DAS LETRAS, 2., 2004, Rolândia. Anais... Rolândia: FACCAR, 2005. 08 f. ISSN: 1808-2548

NUNES, Ana R. S. Carolino de Abreu. O Lúdico na Aquisição da Segunda
Língua. Disponível on-line in
<http://www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/ludico_linguas.htm>. Acesso em 5 de maio de 2009.

OLIVEIRA, Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico.
São Paulo: Scipione, 1993.
Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
VILARINHO, Sabrina. Ensinando as cores em inglês para os anos iniciais! Graduada em Letras - Português e Inglês. Equipe Brasil Escola. Visualizado em: 05/04/2010. Disponível em:http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/ensinando-as-cores-ingles-para-os-anos-iniciais.htm.