Utilizados nas mais diversas aplicações industriais para medição e controle de temperatura, os termopares são equipamentos comuns que apoiam a melhoria e otimização de processos de fabricação, análise e medição.

Um termopar é um sensor de temperatura de dois fios de metal distintos unidos em uma ponta e conectados a um medidor ou outro dispositivo com entrada para termopar. Quando configurado adequadaente, os termpares podem fornecer medições de temperatura em um grande intervalo de temperaturas.

Em relação aos tipos de termpopar, eles estão disponíveis em diferentes combinações de metais, ou "calibrações". Os mais comuns são os termopares de Metal Básico, conhecidos como os tipos J, K, T, E, e N.  Há também tipos especiais de termopares conhecidos como Termopares de Metal Nobre, dos Tipos R, S e B. Os tipos de termopares para as altas temperatuas são os termopares de tipo refratário, que inclui os tipos C, G e D. 

Normalmente, os termopares são selecionados de acordo com ase seguintes condições: intervalo de temperatura, exatidão, compatibilidade do processo (química e mecânica), além da compatibuilidade do instrumento. Além dessas variáveis, os termopares com bainha estão disponíveis em rês estilos de junção: aterrada, não aterrada e exposta.

Existem ainda diversas variáveis que podem apoiar e guiar a seleção de um equipamento de temperatura. Os termopares presentes do mercado ainda oferem diversas opções de comprimento, fios, combinações, conectores e espessura. São ainda combinados com outros instrumentos de medição e controle para evoluir processos e garantir melhoria e controle de produtividade. 

Confira abaixo um breve infográfico sobre os principais tipos de infográfico e variáveis de seleção. Confira mais soliticando gratuitamente o Manual Técnico de Temperatura da Omega Engineering em http://br.omega.com

Infográfico de Termopares