Rotineiramente em nossas vidas utilizamos da lógica para resolver problemas ou tomar decisões, por este motivo proponho esta breve introdução, a fim de demonstrar, incentivar e desenvolver os princípios do pensamento crítico com base no estudo da lógica.

Notebook exibindo linhas de códigos.

Nos modelos atuais que encontramos sobre lógica dentro do universo tecnológico, percebe-se que a maior parte dos autores concebe a lógica, rigorosamente como pensamento matemático. De fato, a semelhança existe, assim como a ineficiente proposta pedagógica com sua base restringida à matemática, no que diz respeito à amplitude do estudo.

O início da lógica é disposto sob a filosofia grega, em que Aristóteles destrincha todo o assunto partindo do pressuposto de instrumentalização, originalmente do grego Órganon. Assim, a lógica subdivide-se respectivamente para cada qualidade adquirida, dentre estas subdivisões, classifica-se como tópico para o entendimento completo da estrutura lógica que utilizamos na programação, a compreensão dos seguintes tipos de pensamento: