Resenha ¹

 

Filipe Mercês, Hellen Auzier ²

 

 

CARDOSO, Joel. Introdução a Semiótica. In: Módulo Interdisciplinar Lógica, Linguagem e Comunicação. PAULA, R.N; FARIAS, D.S. (Org. Santarém: UFOPA, 2010).

 

 

1. Preliminares

 O artigo “Introdução à Semiótica” inicia com uma apresentação sobre os processos de comunicação,signos e semiótica. Onde é dito que para que haja comunicação é necessário que tenha um intercâmbio entre um emissor e um receptor, precisando assim, ter uma assimilação da informação entre esses elementos envolvidos.

 O autor afirma que “a Semiótica é a ciência geral dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura” (p.15), onde segundo a sua visão, a semiótica tem a função de estudar as interpretações dos processos significativos dos signos, entendo assim que signo é formado pela combinação de um som (significante) + um significado (objeto).

 

Entendemos assim que os processos de comunicação têm a função de transmitir uma mensagem, através de um emissor, que deve ser compreendida pelo receptor, caso não haja a compreensão a comunicação não se concretizará. Alem disso, a semiótica é de suma importância para que haja uma interpretação desse processo que é transmitido através dos signos, que de maneira mais geral significa a representação de uma idéia através de uma linguagem verbal ou não verbal.

 2. Processo Comunicativo

 

É proposto que o processo comunicativo tem como prioridade não somente a sua produção mais também os sentidos e interpretações que se atribui nos contextos sócio-culturais e mercadológicos, proporcionando de maneira rigorosa a análise dos signos nas diversas mídias.

 A semiótica concebida pelo autor, tem como objetivo fazer o estudo específico e de maneira rigorosa sobre as especificidades de signo, com o propósito de compreender seus modos de significação, conotação, denotação e informação, portanto de no sentido mais amplo propõe dar conta do seu significado.

 

Pode-se assim averiguar que a semiótica serve para a concepção dos processos comunicativos, onde na vida das pessoas é importante essa compreensão pois a partir da revelação de um signo e suas significações podemos fazer interpretações de um fato, descobrindo assim a informação contida nesse signo.

 3. Aprofundando Um Pouco Mais

 Segundo o autor, a comunicação utiliza como metodologia o sistema de signos que por sua vez pode ser disponibilizado socialmente e culturalmente, entretanto, o que tem um significado pode ter diferentes sentidos, estando em um permanente estado de transformação. O que tem um significado hoje pode não ter o mesmo amanha, sendo reformulado com o tempo.

 

Ainda em sua concepção, a semiótica ao se situar nos estudos dos signos, é uma importante ferramenta nos estudos das linguísticas e comunicações, sendo eficaz nos fenômenos relacionados à transmissão e retenção de informações, incluindo diversas mídias como formas de transmissão dos signos.

 

Ao fazer a análise da concepção utilizada pelo autor, precisamos entender que a comunicação da linguagem pode sempre ter um sentido diferente, nunca estando com uma definição concreta que deve sempre ser aceita, onde a semiótica tem a função de fazer um estudo sobre essas comunicações e linguagens, transmitidas a partir do sistema de signos, para que sejam obtidas os seus sentidos e informações que, como foi dito acima, está sempre em estado de mutação.

 

4. Semiologia ou Semiótica?

 

Para o autor, existem diversas teorias sobre o termo semiologia e semiótica, sendo que a mais usada pelos teóricos é a que a semiologia seria o conjunto de teorias da linguagem para o estudo dos sistemas de signos, enquanto a semiótica seria a ciência geral dos signos, estudando a sua significação e seus fenômenos culturais de toda e qualquer forma de linguagem, não se prendendo somente a comunicação verbal mais também os transmitidos em diversos tipos de mídia.

 Ao ver da equipe, existem diversas teorias utilizadas por teóricos relacionadas à semiologia e semiótica, dificultando assim a discussão e o entendimento sobre o assunto. Entretanto, o que pudemos concluir sobre esses complexos termos é que de maneira mais geral podemos dizer que semiologia tem como objetivo fazer o estudo dos signos, enquanto a semiótica seria de forma geral a ciência que estuda a semiologia e toda e qualquer forma de linguagem.