O que é a matéria?

             Segundo Lênin, matéria é uma categoria filosófica para designar a realidade objetiva que é dada ao homem nas suas sensações e existindo independentemente delas.

            A matéria é capaz de autodesenvolver-se; assim sendo permitiu o surgimento da vida orgânica e dos seres capazes de ter idéias, de pensar. “Única” propriedade da matéria cujo reconhecimento o materialismo filosófico está ligado é a propriedade de ser “uma realidade objetiva”, de existir fora de nossa “consciência”.

            A matéria nunca está isolada no universo. Ela existe sob a forma de conjunto de elementos articulados. Com o avanço dos estudos científicos reconhece como formas fundamentais da matéria: sistemas da natureza inorgânica; sistemas biológicos e sistemas socialmente organizados.

 O que é a consciência?

            A consciência é uma propriedade da matéria, a mais altamente organizada que existe na natureza, a do cérebro humano. Essa peculiaridade surgiu como resultado de um longo processo de mudança da matéria. A grande propriedade da consciência é a de refletir a realidade objetiva. Assim surgem as sensações, as percepções, representações, conceitos, juízos. Todos eles são imagens. E imagens são produtos ideais.

            A consciência está unida à realidade material. O trabalho e a linguagem estão intimamente ligados ao desenvolvimento da consciência, de refletir a realidade objetiva.

 O que é o critério da prática?

            A teoria e a prática são categorias filosóficas que designam os aspectos espiritual e material da atividade objetiva sócio-histórica dos homens. O materialismo dialético entende o critério da prática em sentido amplo e variado. “É toda a atividade material, orientada a transformar a natureza e a vida social”.

 Leis da dialética

            As leis da dialética são extraídas da natureza, assim como da história da sociedade humana.

 Lei da passagem da quantidade à qualidade

            Estabelece a maneira como se realiza, de que maneira, que mecanismos atuam no processo de desenvolvimento das formações materiais.

            Para atingir qualidade de objeto: funções; finalidade em relação a outros objetos; estrutura.

            Quantidade de um objeto: grau de desenvolvimento ou intensidade das propriedades; dimensões; volume.

 Lei da unidade e da luta dos contrários. Lei da contradição.

            O materialismo dialético reconhece que a fonte do desenvolvimento das formações materiais está em seu interior. No desenvolvimento existem elementos chamados contrários. Os opostos estão em interação permanente. Isso constitui a contradição, ou seja, a luta dos contrários (burguesia x proletariados).

            O materialismo dialético reconhece que a contradição é uma forma universal do ser. Por isso, esta lei da unidade e da luta dos contrários constitui a essência da dialética.

 Lei da negação da negação.

            A negação dialética é resultado da luta dos contrários. Distinguem-se dois tipos de negação: o dialético (baseia na evolução e que estuda todas as classes de movimento); e o metafísico (não crê na evolução).