INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

INTRODUÇÃO

A filosofia é o conjunto de considerações de caráter especulativo que se fazem acerca de assuntos sobre os quais ainda não temos um conhecimento exato. Porém ela visa a totalidade do real e admite dois caracteres que constituem a sua originalidade própria: O primeiro é que ela não pode dissociar as questões umas das outras, uma vez que o seu esforço específico consiste em atingir o todo e o segundo é que, tratando-se duma coordenação conjunta de atividades humanas, cada posição filosófica determina valorações e uma adesão, o que exclui a possibilidade de um acordo geral dos espíritos na medida em que os valores em questão permanecem irredutíveis.

DESENVOLVIMENTO

Não é fácil definir a filosofia, pois, o seu conteúdo tem variado ao longo dos tempos, nomeadamente com o entendimento que cada filósofo faz da mesma. A palavra é formada pelas palavras "philos" e "sophia" que significam "amor à sabedoria". Foi Pitágoras que no século VI a.C. a utilizou pela primeira vez, para designar os homens que procuravam a sabedoria, separando-os assim dos deuses que a possuíam e seu surgimento de forma histórica se deu nas antigas colônias gregas da Ásia Menor no século (VI a.C). Os primeiros filósofos substituíram as narrações mítico-religiosas do cosmos, por explicações racionais, partindo de um conjunto de ideias que farão parte da tradição filosófica (FONTES, 2009).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

À medida que a ciência moderna se estabelecia como a única forma de conhecimento válida, porque baseada em fatos apurados universalmente, mais se questionava o lugar da filosofia desde a sua importância até a sua finalidade e assim ainda no século (XVII), muitos lugares tem sido apontados para a filosofia, como um espaço de reflexão sobre as grandes questões que a ciência não dá uma resposta e um espaço de sínteses sobre os diferentes saberes particulares e de problematização onde se reflete de uma forma descomprometida sobre as coisas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FONTES, Carlos. O que é a filosofia?. 10°. Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2009.