INTRODUÇÃO

 

Inicialmente cabe esclarecer o uso dos termos Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Acidente Vascular Cerebral (AVC). O uso do termo AVC é impróprio para lesões fora do cérebro, e como forma de generalização é mais aceita a designação AVE. Entretanto em registro popular AVC tem abrangência encefálica (1).

Para maior clareza desta questão a definição de encéfalo é importante: “a parte do sistema nervoso central que está contida no crânio e abrange os hemisférios cerebrais, tronco cerebral e cerebelo” (2). Ou seja, o encéfalo abrange mais que o cérebro, e todas as áreas podem sofrer acidente vascular.

Optamos neste trabalho por manter a terminologia acidente vascular cerebral (AVC), independente do local da lesão, por ser de maior uso corrente no material pesquisado.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), seja o isquêmico ou hemorrágico, é a doença cerebrovascular que apresenta maior incidência, tem maior morbidade resultando em incapacidades físicas. A maioria das pessoas sobreviventes poderá apresentar deficiências neurológicas e incapacidades físicas residuais significativas (3).

 

(...) há dados suficientes para afirmar que o AVC é uma doença grave no Brasil, geradora de incapacidades crônicas, com perda da independência e, muitas vezes, da autonomia, o que pressupõe a necessidade de alguém que auxilie o paciente nas suas dificuldades de desempenho das atividades diárias (3).

 

As sequelas e incapacidades geradas pelo acidente vascular cerebral impõem aos familiares uma necessidade de se adaptar as novas necessidades do paciente. Preparar a família para ofertar estes cuidados é um desafio imposto cotidianamente aos profissionais de saúde, e de dentre estes o enfermeiro.

Há certo consenso entre os autores de “que os cuidadores familiares recebem escassa orientação por parte dos profissionais a respeito dos cuidados com a saúde, entre esses, os necessários a idosos acometidos de AVC” (3).

            Desta forma o estudo do tema proposto apresenta importância significativa para a enfermagem, bem como relevância social.

O referido trabalho apresenta um caráter de revisão bibliográfica. O levantamento ocorreu pela seguinte base de dados: livros, artigos, sites relacionados ao assunto e a área de saúde. Tivemos por objetivo compreender o trabalho do enfermeiro na orientação ao cuidador do paciente com AVC, com vistas à qualidade de vida do paciente.