Os pais estão enfrentando dificuldades em como lidar como esta geração, pois tudo está muito diferente do que viveram com seus pais. Passamos do período em que tudo era proibido, os adultos eram autoritários, sejam pais ou educadores. As comunidades auxiliavam na criação das crianças, todos se responsabilizavam. Mas atualmente vimos pais permissivos demais, que não sabem como impor limites, que não querem repetir suas experiências, mas que com esta preocupação acabam cometendo outros equívocos. O resultado todos sabemos, nossos filhos, alunos, educandos, crianças e adolescentes não sabem mais respeitar os mais velhos, não aceitam mais as regras da sociedade e se sentem perdidos.

Com tantas mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas, a educação transformou-se de forma veloz e um tanto confusa. Essas mudanças criaram, em pouco tempo, novos valores e novas referências que passaram a ser aplicados na formação educacional dos jovens de então, conforme SILVA, 2010.

Ainda há tempo para resgatar os valores básicos como respeito, tolerância, paciência, honestidade, humildade, responsabilidade. Alguns destes são os valores fundamentais da Justiça Restaurativa e se fazem necessários para uma relação mais humana e respeitosa.

Cabe a sociedade, dentro desse contexto, transmitir às novas gerações valores e modelos educacionais nos quais os jovens possam pautar sua caminhada rumo à vida adulta de cidadão ético e responsável, conforme SILVA, 2010.

Desempenhamos um papel importantíssimo na vida das crianças e adolescentes, pois são seres em formação. Precisamos compreender quais suas necessidades e sentimentos e que neste período as emoções estão relacionadas a mudanças em seu corpo e mente. Há a necessidade de pertencimento, o que muitas vezes os deixam ansiosos por se sentirem escluído de grupos. Algumas vezes grupos com essências nem tão positivas quanto se desejava, por isso precisam conhecer todas as possibilidade e fazer suas escolhas. Pois como Silva (2010) relata “Não há como negar que vivemos tempos difíceis, em que a violência e a agressividade infanto-juvenil são crescentes e ameaçam a todos”.
Educadores do mundo todo têm trabalhado sobre as formas de implementar a educação baseada em valores, pois há uma grande preocupação com as crianças e adolescentes frente ao aumento crescente da violência em todos os espaços de convivência.

Deve-se estimular a mudança e transformação pessoal, pois quando o indivíduo muda de dentro para fora a mudança é natural, duradoura e inspira os que o rodeia. Assim, o relatório Delors da UNESCO, cita o papel fundamental da educação no desenvolvimento pessoal e social e a necessidade de despertar a consciência e criar a capacidade de operar com os valores humanistas que todos partilhamos.