A presente pesquisa pretende analisar numa dimensão pedagógica o mundo projetado pela Internet no imaginário infantil. Sabe-se, que a maioria das crianças menores de sete anos não possuem a capacidade de distinguir entre o que é real e o que é imaginário (Armstrong & Casement 2001). Esta mesma criança é exposta às várias horas em frente ao computador ligado à Internet, privando-a de brincar, demonstrando assim, reflexos desta sociedade Pós-Moderna que cada dia mais as distâncias das brincadeiras culturais etc.
Estas várias horas que a criança é exposta está relacionada a sites que são muito visitados segundo a Media Medrix, um serviço de medição do tráfego na Internet, em um mês, mais de 30 mil crianças entre as idades de 2 e 11 anos visitaram Nickelodeon, enquanto milhares de outras visitaram os Web sites do Pokemon, Lego, Broderbund, Gamesharks e dos Yahooligans. (Armstrong & Casement 2001 p.145)
Embora os pais possam querer acreditar que o tempo gasto ao computador é educativo, existem indicadores de que as crianças são agora expostas a mais publicidades na Internet do que a qualquer outra coisa (Armstrong & Casement 2001 p.145)
Através da sedução das imagens, dos inúmeros recursos do computador, os indivíduos e as massas têm acesso a um mundo ampliado, construído artificialmente para atender às necessidades da sociedade liberal detentora do capital e da tecnologia, e que prescinde da realidade concreta para poder existir. (Kenski, Vânia Moreira 1990 p.41).
Esse mundo ampliado, integrado e "projetado" pelas mesmas emissões recebidas pelos mais diversos receptores, destinadas a criar um "imaginário coletivo homogêneo e efêmero" (Kenski, Vânia Moreira 1990 citando: Perniola, Mario 1988 p.42).
Partindo destas questões ressaltamos nossa preocupação com a realidade motora, cognitiva e imaginária das crianças, submetidas negligencialmente às tecnologias Pós-Modernas.
Essas reflexões iniciais constituem o ponto de partida da pesquisa, cujo interesse é possibilitar uma maior compreensão desse mundo projetado pela Internet no imaginário infantil.
O tema é pertinente e contemporâneo. Nossa dimensão de estudo é a relação criança e Internet, socialização com esse meio destacando suas contribuições e desafios. Esta pesquisa nos proporcionará um esclarecimento sobre este mundo artificial da Internet e sua influência no imaginário infantil.