No começo tratou-se de uma ferramenta capaz de manter a comunicação entre as cadeias de comando durante a guerra.

A seguir tornou-se uma fonte inesgotável de possibilidades, experiências e informação nas mãos de universidades.

Hoje, a Internet é realidade presente na vida de pessoas de diversas faixas etárias e camadas sociais.

Temos Orkut, Facebook, Msn, YouTube. Somos milhões conectados ao mundo.

A Internet não só possibilitou o encurtamento de distâncias ou eliminação de fronteiras. Ela modificou o modo como as pessoas se relacionam, promoveu reencontros e aproximou pessoas de todas as partes do mundo.

Com a evolução da Internet não só o perfil de seus usuários mudou, mas também as tecnologias referentes a computadores, telefonia, a velocidade de informações, softwares, hardware, educação, entretenimento, enfim, o perfil do mundo globalizado mudou e evoluiu para se adaptar a Internet.

A cada dia somos bombardeados com inúmeras informações diferentes, muitas relevantes outras, nem tanto. Cabe ao usuário filtrar o que realmente importa para não se perder em meio a informações não confiáveis ou inúteis.

Para ter acesso a tais informações, o usuário não precisa ter grandes conhecimentos, pois a Internet hoje é bastante intuitiva, diferentemente de quase duas décadas atrás em que, para se utilizar a Internet de forma eficiente eram necessários conhecimentos prévios de determinados programas e conceitos como FTP, Gopher, Telnet e, principalmente, saber onde a informação estava.

O surgimento do Mosaic, o primeiro browser Web, facilitou o acesso de usuários com pouco conhecimento em informática, pois deixou a Internet menos assustadora e acessível.

Com o Mosaic imagens passaram a integrar documentos, a leitura ficou mais rápida e dinâmica, graças aos hipertextos, deixando de ser linear e permitindo uma leitura por associação.

Facilidades gera maior tráfego e maior tráfego gera problemas.

Havia muita informação, ainda que de forma desorganizada, disponível. O problema era saber onde.

Encontrar o que se precisava saber era praticamente o caos, principalmente após a disponibilização gratuita do código fonte do browser Mosaic e do servidor HTTP.

No entanto, dificuldades geram possibilidades e para comprovar essa máxima, diversos mecanismos de busca surgiram, sendo o primeiro o Yahoo, seguido por outros como Altavista, Excite, entre outros, e o mais usado da atualidade, Google.

Os mecanismos de busca facilitaram o acesso à informação. Essa informação nem sempre, no entanto, era aquela de que se precisava. Assim é também hoje.

É necessário analisar com atenção e rapidez a informação trazida pelos mecanismos de busca para que não perdamos tempo com uma informação inadequada.

Esse é só um exemplo de dificuldades que a facilidade trazida pelos mecanismos de busca gerou.

Outra dificuldade é como criar mecanismos ou robôs capazes de identificar artimanhas daqueles que, de forma fraudulenta ou não, recorrem a estratagemas para conseguirem aparecer nas primeiras páginas numa busca por tema ou palavras chaves.

Além disso, muitas empresas têm se beneficiado com a venda de links patrocinados com a promessa de fazer aparecer o anúncio de um cliente em potencial nas primeiras páginas dos principais mecanismos de busca.

O tráfego está intenso e, embora gigantesca, o espaço na Internet está ficando apertado.

Qual será então o futuro da Internet?

A adaptação. Como sempre.

 

Referências Bibliográficas

      http://www.aisa.com.br/historia.html#origem, acesso em 25/04/2012.

      Módulo de: INTRODUÇÃO ÀS REDES DE COMPUTADORES. Autoria: Ing. M.Sc./D.Sc. Anibal D. A. Miranda. Unidade 28 – Internet – páginas 304 a 314.