INTERNACIONALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE: Harmonização

                                                                                                            Cristiane Lopes de Souza ¹

 

RESUMO

Este artigo tem por finalidade, alçar a relevância da contabilidade na atualidade, correlacionando à cadeia evolutiva da ciência contábil. Entende-se que contabilidade é uma ciência social. Objetiva o estudo aprofundado do patrimônio de entidades, bem como suas variações e resultados, tanto no aspecto qualitativo como quantitativo. O resultado das analises geradas, dão um parecer positivo ou negativo no aspecto econômico-financeiro da determinada entidade. A evolução contábil no Brasil iniciada na época colonial, vem ao decorrer dos anos crescendo de forma burocrática e cientifica, através de novas normas e códigos. As normas internacionais de contabilidades, conhecidas atualmente como IFRS dão um novo suporte para que o profissional da área contábil possa atuar de forma ampla em qualquer lugar do mundo.

Palavras-chave: Contabilidade. Profissional.  Normas. IFRS.

­­­­­­_________­­­­­____ 

 ¹Acadêmica do 4º Período - Curso de Administração de Empresas da Faculdade Tecsoma de Paracatu - MG. EMAIL: [email protected]


1 INTRODUÇÃO

Historicamente falando, a natureza econômico-financeira sofreu evolução considerável, visto que, a organização de entidades contábeis se fez necessária. O profissional contábil tornou se uma ferramenta móvel e de relevância para o progresso de determinada entidade [...] “O profissional contábil deve ser e passar a imagem de pessoa dinâmica, bem informada, deter as informações, saber utilizá-las e saber retransmiti-las” [...] Schawez (2001, p.4) sendo a sua atividade fundamentada em princípios, leis e normas oriundas das relações entre pessoas físicas e jurídicas, vinculando-se então as ciências sociais.

2 O PROFISSIONAL CONTÁBIL

A Contabilidade desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimentos tem objetivo e finalidades definidos. Tem por objeto de estudo o patrimônio, controlando, registrando e classificando, analisando, interpretando e informando, através das demonstrações contábeis todas as ocorrências nele processadas.

Tem por finalidade assegurar o controle do patrimônio administrado, através do fornecimento de informações e orientação, necessárias á tomada de decisão.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. Lundícibus, Marion (2009, p.1)

Neste contexto Franco (2009, p. 21), conceitua a Contabilidade como:

É a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com fim de oferecer informações e orientação – necessárias á tomada de decisões [...]

Esses documentos são imprescindíveis à orientação administrativa, permitindo maior eficácia na gestão econômica e financeira da entidade e no controle dos bens patrimoniais.

O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais à tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendidocomo fator preponderante ao sucesso empresarial. Silva (2003, p. 3)

2.1 Inserção da IFRS

Introduziu-se um novo conceito em contabilidade nos últimos tempos. As normas internacionais de contabilidade, conhecidas como IFRS -International Financial Reporting Standards -, formam um conjunto de apoio para o profissional contábil.

A IFRS pode se dizer que de certa forma, induz as demonstrações financeiras, ou seja, se faz necessário à apresentação de resultados financeiros, estes que serão úteis a outras partes interessadas, bem como o governo, investidores e demais.

O objetivo real da IFRS é a harmonização das demonstrações financeiras consolidadas, alcançando características qualitativas como compreensão, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

As IFRS são subdivididas, sendo aparadas pelo IASB - International Accounting StandardsBoard - todas as normativas visam melhorar as demonstrações financeiras. No Brasil as IFRS estão em processo de implantação.

Ainda quanto à adoção inicial das Normas Internacionais de Contabilidade, muitas sociedades brasileiras estão sendo obrigadas a adotar, por exigência de diversos órgãos reguladores contábeis brasileiros, a partir de 2010, as Normas Internacionais de Contabilidade emanadas do IASB [...] em suas demonstrações contábeis consolidadas. Carlin; Hoog (2011, pag. 31)

Esta harmonização é imposta pela globalização e pela evolução da economia brasileira e sua inserção no mercado mundial, para que as empresas brasileiras tenham suas demonstrações contábeis reconhecidas em qualquer país, podendo realizar quaisquer operações além - fronteira, sem dificuldades, principalmente sem a necessidade de tradução da sua contabilidade.

O contabilista tem nessas normativas, suporte teórico e embasado na legalidade, o que culmina em excelência profissional inserindo o mesmo, numa esfera mundial, visto que, as IFRS são normas universais. O objetivo da Norma é garantir que as primeiras demonstrações contábeis de uma entidade de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pela IASB, e as demonstrações para os períodos parciais cobertos por essas demonstrações contábeis contenham informações de alta qualidade que:

a)      sejam transparentes para os usuários e comparáveis em relação a todos os períodos apresentados;

b)      proporcionem um ponto de partida adequado para as contabilizações de acordo com as IFRS; e

c)      possam ser geradas a um custo que não supere os benefícios.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a transformação que o mundo vem passando na área social, econômica e tecnológica é necessário que a Contabilidade acompanhe essa mudança, produzindo subsídios úteis à área de atuação.

A harmonização das Normas Internacionais de Contabilidade veio para agregar e contribuir para importante responsabilidade do profissional Contábil, que com a globalização deverão estar munidos de uma educação continuada, buscando permanentemente novos saberes, adaptando-se á nova realidade de mercado para desempenhar com competência, sensibilidade ética, atitude e habilidade a profissão.

 

 

ABSTRACT

This article aims, raise the relevance of accounting in actuality, correlating the evolutionary chain of science book. It is understood that accounting is a social science. Objective-depth study of the equity of entities as well as their variations and results in both qualitative and quantitative aspect. The result of the analysis generated, give a positive or negative opinion on economic and financial aspect of a particular entity. The evolution of accounting in Brazil began in colonial times, over the years has been the growing bureaucratic and scientific way, through new standards and codes. International standards of accounting, currently known as IFRS give new support to the professional accounting area can act broadly anywhere in the world.
 
Keywords: Accounting. Professional. Standards. IFRS.

 


REFERÊNCIAS

CARLIN, Everson Luiz Breda; HOOG, Wilson Alberto Zappa. NORMAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: Comentadas de forma resumida e comparadas com os CPCs e IFRS. 2. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2011.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LUDÍCIBUS, Sérgio de; et al. Contabilidade Introdutória: Adaptada ás Normas Internacionais de Contabilidade Atualizada de acordo com as Leis nº 11.638/07 e nº11.941/09. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. CURSO DE CONTABILIDADE: Para não contadores. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SCHWEZ, Nicolau. “Responsabilidade Social: meta e desafio do profissional da contabilidade para o próximo milênio”. In: Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília – DF. nº 130, Julho/Agosto 2001.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade:

Orientações de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo:Atlas, 2003.