O objetivo deste estudo foi avaliar a interação dos genótipos da PON1 e o consumo de colesterol e os seus efeitos na atividade da Paraoxonase1, que já tem sido relatada em muitos estudos.

Foram entrevistadas mulheres maiores de 18 anos, atendidas no Ambulatório de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFPEL, que assinaram o termo de consentimento. Foi aplicado um Questionário de Frequência de Consumo Alimentar, para quantificar a ingestão de lipídeos. Posteriormente, as mulheres foram encaminhadas a um Laboratório de Análises Clínicas Comercial da cidade de Pelotas, para a coleta de amostras sanguíneas. As amostras foram enviadas ao Laboratório da Faculdade de Nutrição da UFPEL, para medir a atividade de PON1 e para extração de DNA genômico.

 Para estudar essas relações, foi realizado um estudo de caso-controle, com 37 mulheres maiores de 18 anos que atenderam os critérios de inclusão no período da coleta de dados. Assim, avaliou-se a interação entre o genótipo da PON1 e o consumo de colesterol e sua influencia na atividade da enzima.Pode-se notar, a partir deste estudo, que mulheres que possuem o genótipo CC apresentaram uma maior atividade da PON1 em relação as que possuem genótipos CT e TT. Entretanto, constatou-se que mulheres com alta ingestão de colesterol, o genótipo CC não apresenta o efeito benéfico sobre a atividade da PON1 que é observado em mulheres com baixa ingestão de colesterol na dieta.

Claramente, vemos que não só o gene e não só a ingestão é importante, mas sim a interação entre estes. Assim, as áreas de Nutrigenética e Nutrigenômica devem ser cada vez mais exploradas para que possamos encontrar mais formas de prevenção de muitas doenças crônicas não transmissíveis.