Inteligências múltiplas: uma visão diversificada sobre o processo de aprendizagem

Cristiane Soares Dias

Keilla Cristina Coelho Podavi 

Resumo

A complexidade do processo de aprendizagem é uma temática amplamente discutida e revela a preocupação dos estudiosos e pesquisadores não só em Educação, mas em diferentes áreas, em compreender as particularidades individuais para a aquisição do conhecimento. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o processo educativo a partir da Teoria das Inteligências múltiplas, levando-se em consideração aspectos que influenciam o desenvolvimento do aprendizado, considerando que as capacidades intelectuais podem ser adquiridas e potencializadas conforme os estímulos e experiências vivenciadas pelos indivíduos.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, Inteligência, Conhecimento.

ABSTRACT:

The complexity of the learning process is a widely discussed topic and reveals the concern of scholars and researchers, not only in education, but in different areas, to understand the individual characteristics of knowledge acquisition. The purpose of this article is to discuss the educational process of the Theory of Multiple Intelligences, taking into account aspects that influence the development of learning, while the intellectual skills can be acquired and enjoyed the stimuli and experiences of individuals. 

KEYWORDS: Learning, Intelligence, Knowledge. 

1 Introdução 

           Ao longo da história do desenvolvimento da humanidade o conceito de inteligência vem se modificando, conforme novos estudos e teorias surgem, porém é inquestionável que esse conceito varia e se renova mediante as interpretações que são difundidas e elaboradas.

           A inteligência e a aquisição do conhecimento pelo homem são questionamentos que impulsionaram o desenvolvimento de diversas concepções e teorias da aprendizagem. Algumas dessas teorias buscam compreender e explicar como o processo ensino aprendizagem acontece e qual a influência do meio para a efetivação do conhecimento.

           Definir a inteligência apenas como a capacidade de destacar-se em alguma atividade ou solucionar problemas de raciocínio é restringir a dimensão da própria intelectualidade do ser humano, uma vez que inúmeros são os exemplos que comprovam a extraordinária inteligência de algumas pessoas em diferentes áreas do saber.

           No campo das teorias, temos a de Gardner, a Teoria das Inteligências Múltiplas, onde o autor parte da concepção que a inteligência é uma capacidade inata, geral e única permitindo aos indivíduos certo desempenho, em maior ou menor grau, em qualquer área de atuação.

           Gardner sustenta que os indivíduos possuem diferentes formas de habilidades e capacidades dentro de cada contexto social. A inteligência é responsável por essas habilidades, permitindo criar e resolver problemas. Dessa forma, cada indivíduo têm tipos diferenciados de capacidades, e isto é que vai caracterizar a sua inteligência.

           Gardner identificou as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. É importante ressaltar que todos os indivíduos possuem um dos oito tipos de inteligências, embora cada tipo seja mais desenvolvido em alguns do que em outros, ambas devem ser compreendidas no contexto de relativização.

           À luz do autor, o processo de ensino-aprendizagem precisa ser pautado em estímulos eficazes, a criança deve ser capaz de ser protagonista das suas ações, vivendo situações que possibilitem um desenvolvimento pleno das suas habilidades, para isso a aprendizagem deve ser de forma concreta.

           A Teoria das Inteligências Múltiplas traz à tona, questões pertinentes ao cotidiano da sala de aula, pois motiva o entendimento de que o indivíduo precisa ser estimulado e percebido como detentor de várias habilidades e que o aprendizado é de fato um processo rico e ao mesmo tempo complexo.

           Nesse sentido, pretende-se neste trabalho discorrer sobre algumas teorias que visam explicar a aquisição do conhecimento a partir de diferentes percepções. No entanto, o foco principal é a Teoria das Inteligências Múltiplas, uma vez que compreende-se sua significação e contribuição para o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.