Inteligência espiritual

Querido leitor, neste conciso artigo, desejo mostrar-lhe os vários tipos de inteligência que, segundo Howard Gardner, existem. Você também aprenderá que há uma Inteligência Espiritual superior a todos os tipos de inteligência, e que só os filhos de Deus podem desenvolvê-la. Adentremos em nosso assunto:
Durante grande parte dos séculos 19 e 20, acreditou-se que a inteligência era algo que podia ser facilmente medida, determinada e comparada através de testes, como o famoso teste de QI por exemplo, que dava a inteligência da pessoa em números. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi caindo em descrédito pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inteligentes e bem sucedidas obtêm os melhores resultados.
Os psicólogos e pesquisadores começaram a notar que havia alguns casos de pessoas que obtinham resultados medíocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida pois eram pessoas determinadas, disciplinadas, persistentes e carismáticas. Mas como pessoas consideradas "burras" pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso?

A resposta é simples: Existem vários tipos de Inteligência ou múltipla Inteligência!

De acordo com a teoria de Howard Gardner, psicólogo, existem ao todo 7 tipos de inteligência e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro de si. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros.

Os 7 Tipos de Inteligência

Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:

 Inteligência Lingüística: Os que possuem este tipo de inteligência têm grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Conheço um garoto de apenas 10 anos que faz lindos poemas de improviso e escreve sobre qualquer assunto com uma destreza extraordinária! Pessoas com esse tipo de inteligência além de terem uma grande expressividade também têm um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.
 Inteligência Lógica: Pessoas com esse perfil de inteligência têm uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Conheço também um senhor analfabeto que faz cálculos matemáticos mais rápido do que alguém com uma calculadora em mãos! Os que possuem esse tipo de inteligência têm facilidade para encontrar solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. São pessoas organizadas, disciplinadas e se destacam em jogos matemáticos como o Dominó. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.
 Inteligência Motora: Pessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e tem uma noção espantosa de espaço, distância e profundidade. Os esportistas olímpicos se enquadram nesse tipo de inteligência, pois, eles têm um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou então fortes com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. É um dos tipos de inteligência diretamente relacionado à coordenação e capacidade motora.
 Inteligência Espacial: Pessoas com este perfil de inteligência têm uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criação em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência tem como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.
 Inteligência Musical: É um dos tipo raros de inteligência. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas. Há muitos anos atrás trabalhei com um missionário que fazia o violão falar com seus dedilhados. Ele componha musicas inéditas em segundos e tinha um ouvido musical fora do comum! Pessoas com este perfil é como se conseguissem "enxergar" através dos sons. Algumas pessoas têm esta inteligência tão evoluída que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligência espacial, este é um dos tipos de inteligência fortemente relacionados à criatividade.
 Inteligência Interpessoal: Inteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada a capacidade natural de liderança. Pessoas com este perfil de inteligência são extremamente ativas e em geral causam uma grande admiração nas outras pessoas. São os lideres práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles são calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. São capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto. Os líderes natos evidenciam de forma mais forte esse tipo de inteligência!
 Inteligência Intrapessoal: É um tipo raro de inteligência, também relacionado à liderança. Quem desenvolve a inteligência intrapessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Os pastores e lideres de êxito ministerial procuram desenvolver esse tipo de inteligência. Ao contrário dos lideres interpessoais que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma e influenciando as pessoas através de idéias e não de ações. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.

Creio que até aqui você já deve ter detectado qual tipo de inteligência predomina mais em sua vida. Isto do ponto de vista natural, pois, quando criados por Deus fomos dotados da múltipla inteligência.
Entretanto, quero falar de um tipo de Inteligência que só os que temem a Deus podem ter: A INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.

Conhecendo a Inteligência Espiritual

A Bíblia fala da Inteligência Espiritual? Sim! O Apóstolo Paulo registrou em sua Epistola de I Cor. 2. 16c: "...Nós temos a mente de Cristo." Ter a mente de Cristo significa desenvolver a Inteligência Espiritual.
Ter a Inteligência Espiritual (a mente de Cristo) é pensar como Jesus pensava, Jesus pensava só na Palavra, Ele vivia, pensava e agia de acordo com a Palavra de Deus.
Se o Apóstolo afirmou tal fato, é porque todos nós, salvos, podemos e temos que ter essa Inteligência, pois esta é a vontade de Deus para todos os filhos Dele. Portanto, desenvolvamos a Inteligência Espiritual!
Ter a Inteligência Espiritual não exige sacrifício nosso, pelo contrário é um prazer para nós, pois isto se adquire tendo intimidade com o Senhor, e esta intimidade (que nos faz desenvolver a mente de Cristo) vem através de três fatores: Renovação de nossa mente, Pensar nas coisas que são do céu, e da Mediação constante na Sua Palavra, a Bíblia.

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...". Rm. 12:2

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra". Cl.3:2

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido". Js.1:8.

No tópico seguinte trataremos de forma mais acurada estes três fatores.

Em suma, podemos dizer que, Inteligência Espiritual é a habilidade ou a capacidade de crer no Deus da Palavra, e na Palavra de Deus. O conhecimento desta resulta no aumento da fé. Ou seja, quanto mais conhecemos os princípios divinos contidos na Bíblia Sagrada, mais experimentamos e interagimos com o nosso Salvador. Foi o próprio Senhor Jesus que nos ensinou e abriu esta "porta" do entendimento, nos despertando para grandes mudanças interiores que produzem sabedoria, paz, equilíbrio e um ambiente propício para o aperfeiçoamento e descoberta de novos valores e propósitos de vida.

Quero ressaltar que, o homem natural tem apenas os tipos de Inteligência natural. Mas a Inteligência Espiritual só os nascidos de novo a possuem:

" Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" (1Co 2.16).

Paulo diz, neste texto, haver dois tipos de pessoas: as psychikói (naturais) e as pneumatikoi (espirituais). Está completamente fora das possibilidades do homem natural compreender o Espírito, pois só quem tem a Inteligência Espiritual pode fazê-lo. Porque o Espírito por meio da Palavra tomou posse do salvo, em vez da mente natural, possui "a mente de Cristo". "O homem que possui o Espírito compartilha do divino " (cf. 2Pe 1.4 ). Observe que Paulo fez uma afirmação ousada: "nós temos a mente de Cristo", isto é, a Inteligência Espiritual, por essa razão, o homem espiritual não vê as coisas da perspectiva do mundo, mas do ponto de vista do seu Salvador.

Desenvolvendo a Inteligência Espiritual

Para vivermos neste mundo tenebroso é necessário nos munirmos de uma Inteligência Espiritual. Podemos definir a " Inteligência Espiritual" como uma mente que captou as pressuposições básicas da Escritura e está completamente informada da verdade bíblica. Por conseguinte, é a Inteligência que consegue pensar conforme os propósitos e conceitos de Cristo. Isto é ter a mente de Cristo!
Certa ocasião, alguém me perguntou: "Todos os filhos de Deus possuem a Inteligência espiritual?" Eu lhe respondi: "Não! Pois precisamos desenvolvê-la".
Veja bem, quando aceitamos a Cristo, a Bíblia afirma que o nosso espírito foi recriado. Nascemos de novo, nos tornamos novas criaturas em Cristo Jesus! Agora, deixe eu lhe perguntar uma coisa, o nosso espírito foi recriado e isso é um fato, mas o que dizer da nossa alma com suas três faculdades: mente, vontade e emoções? Não foi recriada? Não. Veja, que em si tratando da mente, que controla as duas outras faculdades da nossa alma, isso é algo que nós temos que fazer Rm.12:2: "... Mas, transformai-vos pela renovação das vossas mentes. O apóstolo disse no Espírito que o homem espiritual tem a mente de Cristo, ou seja, ele desenvolve a Inteligência Espiritual.
Pois bem, como podemos desenvolver a Inteligência Espiritual? Antes de responder a esta indagação, quero dizer algo de suma importância: Nossa mente e um campo de Batalha!
Satanás deseja dominar a nossa mente. Como? Ele começa primeiramente bombardeado nossa mente com ataques ferozes com um padrão astuto e objetivo com pequenos pensamentos importunos, suspeitas, duvidas, medo, pergunta, questionamentos e teorias humanas. Ele sabe do que gostamos e conhece nossa insegurança, nossas fraquezas e nossos medos. Sabe o que mais nos aborrece. Ele esta pronto a investir o tempo que for necessário para nos destruir e impedir que desenvolvamos a Inteligência Espiritual.
Mas a questão é como podemos vencer Satanás? Demolindo as fortalezas de nossa mente: "Porque as armas de nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus" (2Co 10:4,5). Ele tenta estabelecer "fortalezas" em nossa mente. Uma fortaleza é uma área ou território no qual somos mantidos escravizados (prisão) em conseqüência de uma forma de pensar. Nesta passagem Paulo nos ensina que temos a nossa disposição as armas que precisamos para dominar as fortalezas de Satanás. Estamos engajados em uma guerra: A guerra espiritual, o verso 5 revela que essa guerra é travada na mente.
Logo, devemos rejeitar os argumentos do nosso Arquiinimigo, tomando as armas espirituais. Nossa mente é um campo de batalha acirrada. Todos que desenvolvem a Inteligência Espiritual obtêm vitoria permanente sobre Satanás e as suas tentações (Mt.4:1-11).
Agora, vamos responder a pergunta que não quer calar: Como podemos desenvolver a Inteligência Espiritual?
Estudando de forma apurada os ensinamentos das Epístolas paulinas e os demais textos das Escrituras Sagradas, que se harmonizam entre si, quero sugerir, para finalizar este artigo, três fatores para desenvolvermos a Inteligência Espiritual. Analisemos:

Fator n. 1: Renove a sua mente (Rm.12:2): "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...". Nous no grego indica mente, a faculdade do pensamento, a razão em sua atividade e qualidade moral. A transformação que se necessita passa pelo pensamento e pelo raciocínio, porém deve-se avançar para uma mudança interior (Rm 7:22-25). Nossa vida sofrera uma transformação quando adquirirmos a Inteligência Espiritual pelo poder da Palavra. A meditação diária na Bíblia Sagrada produzirá em nós uma mente renovada (Inteligência Espiritual) e uma vida transformada!
Fator n. 2: Medite e pratique a Palavra (Sl.1:2): "Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite". Há 26 anos tenho meditado nas paginas milenares da Bíblia Sagrada, e sido ricamente abençoado em minha Inteligência Espiritual. Você sabe o que é meditar Palavra de Deus? Vejamos o exemplo de Josué, e as instruções que o Senhor lhe deu quando estava para levar Israel para sua herança: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido" (Js.1.8). Esta última parte: "farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido", é o mesmo que dizer "gozaras o melhor de Deus na tua vida". Quais são as condições? Há três, e todas se relacionam à Palavra de Deus. A Palavra não deve "se apartar da tua boca" (Edição Revista e Corrigida). Você deve meditar nela de "dia e noite" - ou seja, continuamente. Você deve observar "tudo quanto nele está escrito". Isto significa por em pratica, viver o que medita na Palavra do Deus Eterno. O conselho de Paulo para Timóteo expressa este mesmo sentido: "Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (I Tm.4:15,16). A Inteligência Espiritual é desenvolvida pela meditação e prática da Palavra!
Fator n. 3: Pense nas coisas que são de cima (Cl 3:2-3): "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Pois morrestes, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus". Em grego, o significado é: "Concentre a sua atenção, ou interesses, nas coisas de cima". Em outras palavras: Leve a sua concentração -- semelhante ao aço, ao concreto -- a ser direcionada às coisas de Deus. Torne-a inabalável, imbatível". A Inteligência Espiritual encontra-se conectada nas realidades espirituais, ou seja, nas coisas do Céu.
Infelizmente muitos servos de Deus estão pensando mais nas coisas da terra;a
- Por causa disso, está ocorrendo o seguinte:

a) estamos ficando apaixonados pelo mundo;
b) apaixonados pela terra;
c) apaixonados pelo sucesso terreno;
d) apaixonados pela matéria.

- Isto nos leva a uma situação preocupante em que muitos estão tão apegados ao mundo que nem desejam mais o Céu.

(a) os que amam a terra
(b) só investem na terra
(c) só esperam na terra
(d) provavelmente ficarão na terra.

- Há crentes que sequer desejam pela volta de Cristo. Pensam consigo: "deixa eu aproveitar mais um pouquinho da terra"; "espere mais um pouco, Jesus"; "aqui tá muito bom; aqui tá bom demais".

- Quero lhes dizer que a Inteligência Espiritual não está focada na terra! Desapeguemos das coisas terrenas e pensemos nas coisas do Céu!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]