Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Pâmela Rafaela Castilho Ra: 2802

Professor Orientador Lawton Nani Benatti

Inteligência Competitiva: uma visão geral de sua importância para o mundo dos negócios

Algumas pessoas têm em mente que Inteligência Competitiva está relacionada em “roubar” informações das empresas concorrentes ou até mesmo que são apenas pessoas inteligentes que atuam nessa área mas a realidade é outra.  Inteligência Competitiva de um modo simples consiste na coleta de informações com intuito de orientar os empresários em seu planejamento estratégico e tomadas de decisões e essas informações por sua vez, são coletadas de maneira legal.  Para Vaitsman é um sistema formado por pessoas, equipamentos e procedimentos a fim de reunir, selecionar, avaliar e distribuir os dados coletado periodicamente segundo as necessidades da empresa onde atua.

Segundo Vaitsman (2001, p.64) “A IC funciona como um grande mapa de jogos de guerra. Identifica novas oportunidades ou ajuda a prevenir catástrofes empresariais”.  E é baseado nessas informações e outras pesquisas que discutiremos sobre a importância da I.C. nas tomadas de decisões dentro de uma empresa.

Com a globalização as disputas empresarias se tornaram mais acirradas e a constante busca por resultados levam as empresas investirem em profissionais voltados nesse ramo de atuação. O investimento pode ser alto mas a recompensa, em sua grande maioria também é compensadora, a empresa pode obter um aumento em sua receita e em contrapartida previne-se de grandes perdas.

Por outro lado, as empresas além de obterem informações das concorrentes também que se prevenirem ao liberarem informações para as outras empresas principalmente as organizações com grande participação de mercado.

Mas essas informações nem sempre devem vir da equipe de I.C. mas também de uma pesquisa de mercado com profissionais de marketing onde este realiza suas pesquisas de maneira formal como questionários por exemplo visando identificar novas oportunidades de mercado, problemas também e também avaliar a situação da empresa em que atua.

Para obter bons resultados no mundo dos negócios é necessários conhecer seu concorrente, é muito importante que saiba o que há de novo e revolucionário no mercado, não basta apenas focar no cliente mas é muito necessário que fique atento ao rival, principalmente nos dias atuais onde a concorrência é muito grande.  Por outro lado é necessário que as empresas saibam distinguir quais informações são necessárias para o processo de tomada de decisão e não simplesmente utilizar qualquer tipo de informação. Para Natsui (2002, p.3) as empresas que possuem IC obtêm maiores resultados ao contrário das companhias que não têm.

É por essas e outras vantagens que a implantação de I.C. é sempre, na maioria das vezes, uma boa opção para os empresários. Utilizando-a de forma coerente sempre obterá bons resultados para organização, evitando grandes riscos.

Referências Bibliográficas

NATSUI, Erica. Inteligência Competitiva. Disponível em WWW.ead.fea.usp.br/tcc/trabalho/TCC_Erica Natsui.pdf

PORTER, M. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus. 1997

VAITSMAN, Hélio Santiago. Inteligência Empresarial: atacando e defendendo. Rio de Janeiro: Interciência. 2001.