Insuficiência de Zinco em Crianças Abaixo de Dez Anos como Fator de Impedimento do seu Desenvolvimento.
*BRITO, Daiane Alves de.

Resumo:
A ausência de zinco infantil gera inúmeras complicações, essa deficiência pode ocorrer nas crianças com SN que apresenta proteinúria persistente devido a perda urinária excessiva do complexo de zinco proteína. Todas as regiões da resposta imune são influenciadas pelo zinco, sua diminuição altera as atividades de células "natural killer", fagocitose e algumas funções neutrofílicas.
Palavras - chave: Insuficiência, Criança, Desenvolvimento.
______________________________
*Acadêmica do 3° Semestre de Enfermagem, da Faculdade de Quatro Marcos- FQM.
1. Introdução:
O zinco é um componente de mais de 200 enzimas, ele é necessário para proliferação celular, para manutenção da imunidade celular e para resposta de hipersensibilidade tardio constituinte básico da insulina pancreática e do tecido muscular. A deficiência desse micronutriente constitui importante problema de saúde publica, afetando de forma direta ou indireta da saúde da população, sobre tudo nos países em desenvolvimento.
A ausência de zinco ocorre em pacientes que estejam recebendo alimentação parenteral sem suplementação de zinco e em prematuros alimentados com leite. As manifestações clínicas da deficiência leve em crianças como fator de impedimento do seu desenvolvimento. Os sinais intensos incluem lesões cutâneas nas extremidades e em volta dos orifícios alterando humor, cegueira noturna e fotofobia.
2. Desenvolvimento:
Atualmente o zinco é reconhecido como essencial para o crescimento, bem como para maturação sexual do adolescente ou criança, sendo a retenção no período de aceleração do crescimento maior no sexo masculino.
As fontes de zinco são carnes, peixes, ovos e leite, e está presente em todos os tecidos, fluidos e secreções corpóreas, sua concentração nos varia diferentes tecidos, com predominância no tecido muscular e esquelético e ossos. A absorção do zinco ocorre por mecanismo saturável, que é consistente com processo carreador mediado ou enzima dependente. É transportada do intestino principalmente ligado a albumina, depositando-se rapidamente no fígado, pâncreas, rins e baço.
Alguns fatores humorais podem aumentar a entrada de zinco no fígado. Sua excreção se dá através das perdas fecais. O excesso de zinco produz náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaléia, vertigem e convulsões. É recomendado em quantidades suficientes para manter o funcionamento adequado do organismo, alem do seu crescimento, reprodução e lactação.
As necessidades diárias de zinco variam de acordo com a idade, o sexo e as condições fisiológicas. Evidencias tem mostrado que a falta de zinco esta associada a atrofia do timo, importante na maturação dos linfócitos T, que é especialmente vulnerável a deficiência desse mineral. Os níveis baixos de zinco são devidos a diminuição da absorção intestinal.
Os danos atribuídos a carências desse mineral refletem em vários processos na biologia, que pode acarretar um obstáculo para o desenvolvimento econômico e social da maioria dos países do terceiro mundo.
3. Considerações Finais:
Ao realizar estudos sobre a conseqüência que a insuficiência de zinco leva ao organismo infantil, nota-se além de várias complicações para as crianças, os graus progressivos da manifestação de zinco em excesso também pode ser prejudicial, portanto é importante realçar as necessidades de manter uma alimentação rica em zinco e sua quantidade diária necessária, contribuindo na redução da taxa de mortalidade infantil, devido este acontecimento é que ressaltamos a importância de um acompanhamento profissional, ou seja, é por causa destes, buscam uma realização profissional, pensando no bem-estar futuro.
Bibliografia:
ALVES, João Guilherme Bezerra; FERREIRA, Otelo Schwambach; MAGGI, Ruben Schindler; Pediatria, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan SA; 3. Edição.
BEHVMAN, Richarde E. KLIEGMAN, Robert M. Nelson Princípios de Pediatria , Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan SA, 4. edição P. 82.
MARCONDES, Eduardo; VAZ Flávio Adolfo Costa; RAMOS, José Lauro Araújo; OKAY, Yassuhiko; Pediatria Básica Tomo II Pediatria Clínica Geral; São Paulo; Editora Sarvier, Edição 9 2003. P. 845
OLIVEIRA, J. E. Dutra; MARCHINI, J. Sérgio; Ciências nutricionais; São Paulo, Editora Sarvier, 1998 P. 146 a 150.