FNC – Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

 Carlos Antônio Pereira  

Orientador: Profº Lawton Benatti 

Instrumentos de Pesquisa.

Os pesquisadores de marketing possuem importantes instrumentos de pesquisa como: entrevistas, questionários, técnicas de observações, estudo de caso, testes cognitivos. Neste artigo iremos abordar as pesquisas feitas por meio de entrevistas e questionários.

As entrevistas são encontro entre duas ou mais pessoas a fim de obter informações a respeito de um determinado assunto, existem dois tipos de entrevistas: a estruturada e a não estruturada.

As estruturadas são entrevistas onde um entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido, onde não é permitido adaptar outras perguntas.

As não estruturadas são entrevistas onde o entrevistador tem a liberdade para desenvolver cada situação, e permite o uso de varias perguntas.

As vantagens de se fazer uma entrevista, é que pode ser utilizada em todos os seguimentos, com pessoas alfabetizadas ou não, há maior flexibilidade, informações mais precisas, permite que os dados coletados sejam quantificados.

A maior desvantagem de se fazer uma entrevista é o fato de que o entrevistado não consiga se expressar adequadamente, dificultado o entendimento do entrevistador.

Os questionários/formulários consistem em um conjunto de perguntas sobre um determinado assunto ao qual o entrevistado deve respondê-las.

Conforme Kotler, na preparação de um questionário, o profissional de pesquisa de marketing escolhe cuidadosamente as perguntas, assim como seu formato, sua linguagem e sua sequência. A maneira de como a pergunta é feita, pode influenciar na resposta. (Kotler, 2000, p.132)

Os questionários possuem como vantagens, a economia de tempo, viagens, custos, atinge um grupo maior de pessoas, abrange uma área geográfica mais ampla, quando os questionários são encaminhados via e-mail ou correios, e se obtém respostas mais rápidas e exatas.

A maior desvantagem dos questionários refere-se aos que são encaminhados por correios, pois muitos não retornam ao remetente, dificultando assim a conclusão da pesquisa.

Referente aos questionários, os profissionais podem escolher entre perguntas fechadas e abertas. As perguntas fechadas especificam todas as respostas tornando o questionário mais objetivo. As perguntas abertas deixam o questionário livre para que o respondente utilize suas próprias palavras.

As pesquisas feitas por meio de questionários e entrevista permitem as empresas melhore seu portfolio, alcance seus objetivos e o mais importante consiga suprir as necessidades dos clientes abocanhando uma fatia maior de mercado.

Referencias bibliográficas:

KOTLER, Philip; Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Edição do novo milênio, 2000.