O SEPTUAGENÁRIO "OSCAR VILLARES" - MINHA HOMENAGEM

Trepada na carteira ela olhava pelo vitrô da sala e gritava:- "Chegou!"
Daí a Dirce (Brisighello) ficava sabendo que o Daguinho já a esperava na saída da aula. A Vanda (Contreras) era sua amigona e ajudava a colega. Isso acontecia no intervalinho da troca de professores ? saía a Maria Luiza Andreoli (geografia) e entrava a Maria Helena Paione (latim).
Dona Diva Macedo havia ministrado uma bela aula de ciências, depois de voltarmos da sala de trabalhos manuais com o professor Gregório Perri (como o Lula, ele havia perdido a ponta de um dedo e contavam de um aluno que perguntara sua nota, ao que o professor espalmou a mão e disse : "Cinco". O aluno começou a rir e respondeu : "Mas, professor, aí só tem quatro e meio!"...Imaginem onde o aluno foi parar!)
Os irmãos Fortunato e Geraldo Bassani gostavam das charadas propostas pelo Dr. Thiago Ferraz (matemática). Lembro-me de uma... Ele desenhou um retângulo na lousa e colocou um X em cada ângulo, então desafiou a sala a matar a charada. Depois de certo tempo, como ninguém se manifestasse, começou a dar dicas... "Lembrem-se dos algarismos romanos..."
-"Ah... melhorou", disse o Marinho Ghellere. O Eduardo K. Costa completou : O xis é dez em romanos. E o Antônio Sérgio Pinheiro arrematou: "Dez em cantos... É isso aí... DESENCANTOS é a resposta." Estava certo.
Antônio Mário Badan (educação física) ? Esse nome nunca esqueci!! O cara era uma praga! Marcava aula para seis horas da manhã!! Sério, não estou mentindo! Não tinha névoa, frio ou chuva que o fizesse mudar. Ele morava ao lado do colégio, e quem morasse longe, era obrigado a cair da cama às cinco horas! Quem faltava na educação física não entrava nas aulas da tarde. Nem que tivesse prova! Imaginem como ele era querido pelos alunos! Ah... Tem uma boa dele! Fumante, cortava o cigarro e o palito de fósforo ao meio para fazer dois!! Um tremendo mão de vaca!
Luis Sérgio Mazili Carrer, Carlos Emílio Faraco, João Mongeli Neto, Dito e João José Benevides, Leonardo (Nardinho - filho do Roberto barbeiro), Pedro José Basaglia (Pezé), Marcos Pisani e eu, fazíamos reza brava para o cara ser transferido! Sempre odiei levantar cedo!
Se não me engano, Dona Olga Guerra era a professora de educação física das meninas. Era um doce de pessoa, tanto como professora, quanto como mãe. Então a Gláucia Scarparo, Márcia Barison, Lurdinha Giuntini, Maria Lúcia Pisani, Sônia Gaban, Zélia Figueiredo, Maria Helena Soares, Rosa Pisani, Ana Guidorizzi, e a Maria Inês Catalano, viviam tirando sarro nos meninos.
No desenho, Dona Bia era a mestra, depois chegou o Paladini. História era com o Dr. José Siqueira (Zé Risadinha).
Frei Thiago (religião), usava um apetrecho esquisito para não tocar o cigarro com as mãos! Eram duas argolinhas em arame, unidas entre si. Numa, ele encaixava o dedo, e noutra, o cigarro acesso.
Éramos festeiros... Adorávamos dançar! Maria Helena Guedes era minha parceira constante.
Organizamos um dos melhores bailes daquela época, com a finalidade de angariar fundos para a formatura. Houve um desfile de moda no intervalo e oferecemos uma taça de champagne a cada pessoa presente.
Os irmãos Maria e José Antônio Issa (Tinha o apelido de Cafezinho por sua cor de árabe queimado do deserto), Fortunato Sukadolnick, Oscar Suzano (Ficava P.da vida quando o Dr. Zé Risadinha o chamava de Oscar Sujano!), José Carlos Guedes, Martinho Colpani, Kemel Domingos engrossavam a turma.
Lamarck Guerner Gonzalez (inglês) ? outro nome que jamais esqueci! Esdrúxulo, não?!!... Era o "cônjuge" da terrível Ana Francisca ? Ana Chica para os íntimos ? a vesguinha e temida professora de língua portuguesa. Em sua homenagem, outro dia postei uma crônica no Recanto das Letras ? TREMA, HÍFEN... QUE RAIVA!!
Explico o título... Numa prova ela me tirou meio ponto, alegando que PAISAGEM tinha trema e eu não havia
usado o dito cujo!! Fiquei com noventa e cinco, numa prova que valia cem! Não é o cúmulo?! Desde quando existe ou existiu trema em paisagem?!!
...E por último, Lea Bassi, a exuberante professora de francês! Pardon, mademoiselle... Como se não bastasse a sensualidade da língua de Brigitte Bardot ? nossa musa daquela época, a "fessora" era uma parada! Nem tão bonita ela era, porém, tinha aquele corpaço!
A molecada ficava doida quando ela resolvia esticar-se ao sol, no solário da Associação Esportiva Mocoquense!
Triste era ficar observando de muito longe, pois naquela época, provinciana demais a cidade, havia no clube um horário especial para as mulheres casadas. E ela nem era... Solteiríssima! De doze até quinze e trinta, homens não tinham acesso ao clube... E ela frequentava justamente nesse horário!! Ô DÓ !!!
O ano? ...1961... Quarta série ginasial; assim era chamada a etapa que cursávamos.


Soriévilo 13/07/2010


(Uiaaaaaa....Falando nela e só agora me dei conta de que "demain c?est le quatorze juillet" ? LIBERTÉ, EGALITÉ, FRATERNITÉ -


Complementando com pessoas que me fugiram à memória, as professoras Maria Aparecida Pacos (música) e Maria Cecília (latim), que substituíu por algum tempo a titular gestante. Uma bela morena, de quem falou recentemente o Carlos Emílio Faraco "...a musa da 8ª série, linda morena, olhos de Capitu - oblíqua e dissimulada!", o Pepeco (trabalhos manuais), e o Pádua (desenho), de quem não sei o porquê do apelido "Pavão de Ouro". Um exímio dançarino.
Dos colegas, dois José Afonso (um deles Greghi), e o singular
chinês John Doo (Chien Lun Tu), que prometeu à professora de ciências que ensinaria uma galinha nadar!! Soube que se tornou produtor de filmes pornôs, na boca do lixo em São Paulo. Também o Chico Molinari e o João Francisco Gasparino faziam parte da turma.
Leda Giacóia...Como fui esquecer-me dela?! Rosto angelical, assim como seu comportamento, sempre muito educada e polida no trato com os colegas.
Perdoem-me aqueles outros a quem porventura me tenha olvidado, quer pelo tempo, quer pelo distanciamento, porém não menos estimados que os acima citados.


Soriévilo 10/08/2010