Este trabalho trata-se sobre a instalação de rede lógica de cabeamento.

            Foi estudado o layout da empresa (topologia) tomando conhecimento das três modalidades existentes: topologia anel, topologia barramento e topologia estrela. A topologia escolhida foi a topologia estrela por se concluir que a mesma era a mais adequada para este tipo de operação.

A topologia estrela (várias estações de trabalho interligadas a um único dispositivo denominado switch). Este dispositivo fica centralizado na rede gerenciado-a, não havendo necessidade de desligamento de toda rede quando esta tiver que sofrer alteração com o aumento de outra estação de trabalho, e quando houver falhas, é fácil descobrir o problema através do dispositivo.

Assim, concluímos que esta topologia garante maior flexibilidade, segurança, e é de fácil instalação.

            Entre os três tipos de cabos: “coxial, fibra ótica e par trançado”, o escolhido foi o par trançado – UTP categoria 5e, por ser mais utilizado no mercado, pois além da facilidade de manuseio no momento da instalação, permite que as taxas de transmissão de informação chegue até 100Mbps  garantindo transmissão de dados com maior confiabilidade evitando perda de transmissão.

            Esse sistema de cabeamento, cujo infra estrutura e flexível, suportam a utilização de diverso tipo de aplicações, ou seja, a utilização do sistema de cabeamento de rede lógica, utilizado o sistema de telecomunicação, responde de forma mais eficaz e rápida as solicitações. Desta forma, temos uma solução economicamente viável e tecnicamente eficaz, tornando possível conectar com vários outros tipos de aplicação, com característica básica de multimídia, proporcionando acesso e vários sistemas de comunicação através de um único sistema de cabeamento.

            A norma contemplada nesta instalação foi a Norma EIA/TIA 568A, por permitir a comunicação entre vários equipamentos diferentes, e de diversos fabricantes. A utilização do Rack torna possível a sala CPD à organização dos cabos, impedindo o rompimento dos mesmos.  Ainda no Rack, é instalado um equipamento chamando de Patch panel que tem a função de dar maior segurança e identificação de problemas, impedindo a paralisação de toda a rede.

            A importância desta instalação de rede é que trouxe a comunicação entre si e outra unidade garantindo que as empresas possam ter integridade, confiabilidade e disponibilidade.