Quem poderia supor que obter uma quantidade de sono suficiente durante a gravidez poderia ser tão difícil.

Na verdade, você pode dormir mais do que o habitual durante o primeiro trimestre de sua gravidez. É normal sentir-se cansada, já que seu corpo trabalha para proteger e nutrir o bebê em desenvolvimento. A placenta (o órgão que nutre o feto até o nascimento) está apenas se formando, seu corpo está produzindo mais sangue, e seu coração está bombeando mais rápido.

É geralmente mais tarde na gravidez que a maioria das mulheres têm dificuldade para obter o suficiente sono profundo, sem interrupções.

Muitas mulheres têm dificuldade de pegar no sono - ou manter o sono - durante a gravidez, apesar de se sentir muito cansadas. Ansiedade, medo, preocupação ou simplesmente sentir-se animada com seu novo bebê pode tornar difícil para a sua mente "desligar" quando você vai para a cama.

Uma combinação complicada de hormônios e uma série de condições, como micção freqüente, azia persistente, cãibras nas pernas, e a ansiedade pré-parto podem causar dificuldade para dormir.

Você pode também estar fisicamente desconfortável, com dor nas costas ou o seu bebê pode ser muito ativo à noite. Todas essas condições tornam mais difícil para você dormir.

Você provavelmente está ficando cada vez mais propensa a fechar os olhos do que imagina, mas o fato de que você está rolando de um lado para o outro todas as noites (não é fácil dormir com uma melancia), não é nenhuma maravilha. Se há algum lado positivo aqui, é a garantia de que você está adquirindo um pouco de prática para o futuro.