Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Professor Orientador: Lawton Benatti

Aluna: Angélica Azevedo Gieren

Inovações que podem proporcionar sucesso

Recentemente na própria faculdade nossa cidade os alunos de 7º semestre do curso de administração de empresas tiveram como proposta da grade curricular do curso a feira de empreendedorismo com base nas orientações da professora de marketing.

Esta feira de empreendedorismo ocorreu em curto espaço de tempo, foi um total de 16 estandes criados pelos alunos, onde buscamos a inovação de diversos produtos e serviços tais como: flores, sapatos, caricaturas, biscuit, bijuterias, inovações envolvendo alimentos, enfim os mais variados produtos e serviços.

Foi um trabalho diferenciado, onde tivemos que buscar uma inovação em produto ou serviço já existente. Confesso que inovar não é fácil. Pois a partir do momento que se deseja inovar esta correndo risco, podendo vir a dar certo ou não. É praticamente um tiro no escuro. É uma oportunidade, onde se enxerga um diferencial, o empreendedor nasce através da criatividade, da liderança, é aquele que este disposto a correr riscos através da criação de uma nova oportunidade para si mesmo ou para seu próprio negócio, e algumas vezes a inovação pode até vir a ser direcionada para o negócio de uma terceira pessoa.

Para Trott (2012), temos que ser cuidados quando se trata de oportunidades, pois elas podem trazer riscos e não podemos ceder, e apostar sem termos certeza.

O uso de ferramentas de gestão como o Benchmarking, a engenharia reversa e até mesmo inovação incremental, são importantes, pois a partir destas ferramentas podem ser criadas pequenas inovações para um determinado produto ou serviço.

 O benchmarking não é uma cópia de um produto, processo ou serviço e sim na verdade uma procura de melhores práticas, que poderão ser adaptadas ao seu próprio negócio, é uma troca de informações.  A engenharia reversa vem para ajudar a criar a inovação a partir do desenvolvimento dos itens já existentes no mercado, como por exemplo, revisar processos ou até mesmo desmontar um produto. É a partir deste simples procedimentos que se pode gerar uma proposta diferencial e inovadora.

Inovação gera-se a partir da criatividade, utiliza-se da pratica vivenciada, ou seja, conhecimentos e práticas adquiridas para então gerar toda uma transformação. E deste modo gerar todo um efeito diferente e que será inovador tanto de modo interno quanto externo. Todo ser humano possui a condição de ter a habilidade de ser criativo.

De acordo com Kotler (2011), a inovação nem sempre proporcionará um alto nível à frente. Inovar em pequenas doses é necessário para que ocorram mudanças.

Dentro de uma organização a criatividade inovadora não esta somente direcionada para aqueles que possuem cargos como o de direção, muito pelo contrário a criatividade inovadora esta presente em todo o colaborador independente de cargo ocupado, uma vez que dentro de uma organização existem colaboradores suficientemente satisfeitos com o cargo ocupado e conhece como ninguém o processo diário da sua atividade, este sim é aquele que mais do que ninguém e que poderá saber como buscar um diferencial, devido o seu envolvimento e conhecimento.

O ser criativo é aquele que mais desenvolve o pensamento produtivo criando soluções novas para problemas já existentes, enxergando novas saídas e assim atendendo necessidades.

Como exemplo, a criação da fictícia  empresa Flower Design trata-se de uma empresa que presta serviços de consultoria­­­­ com vendas de vasos de flores produzidas artificialmente com material e.v.a para decoração de escritórios e residências, tanto interna quanto externa e também decoração de ambientes abertos. Os motivos pelos quais o grupo desenvolveu a criação desta empresa foram: proporcionar a imagem visual de um ambiente agradável aos olhos das pessoas que utilizam o local seja interno e externo, com um produto de fácil conservação onde não necessita da manutenção com água e luz solar como acontece com vasos de flores naturais que precisam de cuidados e não resistem muito tempo.

A criação desta empresa contou com oito sócios (alunos) comprometidos e esforçados, onde com o trabalho em equipe e com patrocínio conseguido, obtiveram praticamente o resultado esperado mesmo com pontos positivos e negativos que surgiram até o dia da realização da feira.

O empenho e interesse dos sócios, onde cada um realizou a tarefa que lhe cabia foram os pontos positivos.

Já os pontos negativos foram: a falta de energia durante a exposição dos estandes, o que ocasionou na falta de alguns visitantes na feira, pois alguns dos alunos acabaram sendo dispensadas, a confecção das camisetas que não ficaram prontas a tempo e a impressão correta do banner.

Criar uma inovação é isso passar por contratempos, correr riscos e no fim poder colher os frutos mesmo que tenham ocorrido obstáculos pelo caminho.

Referencias

BES Fernando de Trias; KOTLER Philip. – A Bíblia da inovação – São Paulo. Leya, 2011.


TROTT, Paul, Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. – 4. Ed.- São Paulo: Bookman, 2012.